A moderna família empresária deve contemplar na sua matriz de governança uma metodologia formal de gestão do ativo “família” em duas vertentes, sendo uma de alcance interno…
O Protocolo Familiar deve abordar, necessariamente, os objetivos, princípios e preceitos. Trata-se da descrição dos objetivos e propósitos do documento que expressam a vontade da família. Via…
Em continuidade à série sobre Normas e Governança da Família Empresária, um dos passos mais decisivos para o sucesso de uma boa governança por meio das diretrizes…
Em continuidade ao artigo anterior sobre Protocolo e Conselho de Família: Regras, o Protocolo Familiar é um documento formal que regula, por assim dizer, o “comportamento da…
Não existe governança sem regras e sem estrutura orgânica para fazer acontecer a governabilidade de um grupo, e não seria diferente numa família empresária. É fundamental a…
Em continuidade ao último artigo sobre Reflexões quanto ao futuro das empresas familiares no Brasil e no mundo, no que tange à profissionalização, trata-se da opção ou…
Em rápida reflexão, baseada em estatísticas e números, é fundamental que as empresas familiares colaborem para que elas mesmas obtenham sucesso quanto à sua perenidade, ao legado…
Quando as práticas e atitudes se embaraçam é que surge a metáfora do Triângulo das Bermudas, onde acontecem os desaparecimentos de embarcações e aeronaves, como que magnetizados…
As tensões dos conflitos em empresas familiares não estão somente localizadas em temáticas técnicas ou científicas, mas em problemas emocionais profundos e arraigados em ressentimentos Solucionar conflitos…
A administração de uma empresa familiar muitas vezes pode ficar entre a visão do fundador e os planos do sucessor. Uma das formas de aproximação das gerações…
Manoel Knopfholz é oriundo de empresa familiar e nela nascido, Manoel Knopfholz acumulou vasta experiência nesta área. Advogado e com formação Psicanalítica, Professor Universitário há 50 anos, é especialista em empresas familiares, onde tem exercido funções executivas e diretivas, além de integrar Conselhos de Governança em mais de 20 delas, atualmente.
Foi fundador e sócio da Estação Business School – parceira do IBMEC –, integrante do Conselho de Administração da URBS – Companhia de Urbanização de Curitiba, diretor da FAE Business School, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Educação Continuada da Universidade Positivo de Curitiba e fundador da Brain – Bureau de Inteligência Corporativa. Palestrante sobre o tema de Famílias Empresárias nas perspectivas da Governança familiar, empresarial e patrimonial.
Atualmente, é sócio fundador da MK Governança, empresa especializada em governança e sucessão de empresas familiares.
Autor dos livros: Empresa Familiar – Problema Anunciado. Família Empresária – Solução Antecipada; Estações; Fotos D’Alma; Arqueologia da Vida Psíquica; Estações e Guia da Matriz de Governança e Governabilidade.