HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

05/05/2024

Maringá: pesquisa mostra que Silvio Barros pode ser eleito no primeiro turno

silvio

A eleição para a Prefeitura de Maringá pode ser decidida no primeiro turno. De acordo com levantamento produzido pela Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (25), Silvio Barros venceria a eleição em todos os cenários pesquisados. No primeiro, Barros aparece com 48% dos votos. Em segundo lugar, mas muito distante, aparece o deputado Delegado Jacovós, com 8,1%. O candidato apoiado pelo prefeito Ulisses Maia, Edson Scabora, vem na sequência, com 7,4%, seguido de Homero Marchese (6,7%), Professora Ana Lucia (5,1%), Humberto Henrique (4,3%), Do Carmo (3,9%), Evandro Oliveira (2,1%) e Claudia Bocchi (1,4%). Vale notar que nem a soma de todos os outros candidatos, que chega a 39%, ameaça Barros.

 

 

Em um segundo cenário, sem o deputado Jacovós, a vantagem do ex-prefeito Silvio Barros aumenta para 50,1% das intenções de voto, seguido de Scabora (7,7%), Homero Marchese (7,6%), Professora Ana Lucia (6,3%), Do Carmo (4,9%), Humberto Henrique (4,9%), Evandro Oliveira (2,7%) e  Claudia Bocchi (1,7%). No terceiro cenário, Barros tem 49% e todos os outros candidatos pesquisados somam 37,6%.

 

 

 

Espontânea

A situação do atual prefeito, Ulisses Maia, não é das melhores, mostra a Paraná Pesquisa. Seu candidato, o vice Edson Scabora, não decola e é superado, em dois dos três cenários pesquisados, pelo deputado Jacovós. Para piorar, no levantamento espontâneo, quando não são oferecidos nomes aos entrevistados, Maia perderia para Silvio Barros de forma constrangedora. O ex-prefeito teria 21,3% dos votos, enquanto Maia seria lembrado por apenas 2,7% dos eleitores.

 

 

Insatisafação com a atual administração

A pesquisa sondou o grau de satisfação dos maringaenses com a gestão do prefeito Ulisses Maia. A margem entre os que aprovam ou desaprovam a administração municipal ficou apertada. Enquanto 53,4% dos entrevistados disse que aprovam a administração da Prefeitura de Maringá, 42,3% disseram que desaprovam.

Entre os entrevistados, apenas 9,7% consideram a gestão de Ulisses Maia ótima, enquanto 20,7% disseram que é péssima. Na pesquisa anterior, de dezembro de 2023, Maia tinha aprovação de 55,4% dos eleitores. No levantamento divulgado nesta quinta, Maia aparece com dois pontos percentuais a menos, ou seja, 53,4% ainda o aprovam. Na outra ponta, na pesquisa anterior eram 40% que desaprovavam sua gestão. Agora são 42,3%.

A insatisfação do maringaense com a atual gestão aparece também quando o instituto pergunta qual é a preferência do eleitor quanto a mudança ou continuidade na forma de governar Maringá. Mais de 50% da população respondeu que gostaria que um novo prefeito mudasse totalmente ou muitas coisas na atual forma de governar a cidade.

 

 

A pesquisa foi realizada com 700 entrevistados, entre os dias 19 e 24 de abril deste ano e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PR-00527/2024. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *