Pular para o conteúdo

Metaverso: já pensou entrar na sua futura casa antes mesmo dela estar construída ou decorada?

11/10/2022
metaverso

Certamente, você já deve ter escutado ou visto a palavra “metaverso”. A expressão na prática se define como “onde o mundo real e virtual convergem”, sendo ele uma extensão da realidade física, onde virtualmente podemos interagir, fazer compras, conhecer lugares, ir a shows, museus.

O conceito de metaverso foi usado pela primeira vez em 1992, no livro de ficção científica Snow Crash, do escritor Neal Stephenson. Anos mais tarde, o metaverso voltou a ser assunto do mundo após o novo posicionamento de Mark Zuckerberg, que rebatizou o grupo Facebook em Meta e falou sobre este novo ambiente digital.

As soluções do metaverso vão desde o universo dos games, como o de vendas, setor imobiliário e até construção civil. Ou seja, a tecnologia é uma aliada de designers, arquitetos e engenheiros de longa data e o metaverso chega para aumentar o leque de possibilidades.

Construir, projetar e decorar no metaverso é uma das maiores tendências para os próximos anos e já é uma realidade. Ela significa proporcionar experiências únicas para os clientes. Pois seu avatar pode te levar para onde quiser e permitir experimentar coisas novas o tempo todo dentro dos espaços, facilitando o entendimento do cliente nas simulações de como será seu novo espaço nos mínimos detalhes. Tornando mais fácil de visualizar como ficará cada item na casa nova.

Abaixo, alguns exemplos das principais aplicações do metaverso na construção civil. Confira!

 

1. Lançamentos em 3D

Os lançamentos em 3D já são uma realidade para diversas construtoras e principalmente incorporadoras na hora da apresentação de seus projetos aos clientes, por meio de maquetes arquitetônicas e estruturais. Da mesma forma, a empresa consegue minimizar os erros, reduzir o tempo e a mão de obra envolvida no processo. É importante destacar que, com o metaverso, o cliente terá a experiência de se sentir dentro da própria casa, a partir da perspectiva digital do que o espera no mundo real.

 

2. Realidade virtual

No caso da realidade virtual, é possível oferecer aos clientes a oportunidade de conhecer os seus imóveis sem precisar sair de casa. A empresa pode criar um Tour Virtual 360° personalizado, que reduz significativamente os custos com visitas e melhora a experiência do cliente. Além de contar com dados de acesso e visitas, tudo isso de maneira simples e prática.

 

3. Gamificação nas visitas

Como vimos, já existem opções de tour com visão 360°, mas as possibilidades aumentam com o metaverso. Imagine entrar no elevador, subir o prédio e conhecer todo o apartamento decorado, além de poder se relacionar com outras pessoas dentro desse ambiente, a partir de avatares. Com o metaverso, a possibilidade de uma tecnologia que une imersão e integração do mundo virtual e “real” é totalmente possível.

 

4. Gêmeos digitais

O conceito de gêmeos digitais está relacionado às representações de projetos, assim como a realidade virtual. Por exemplo, em um prédio construído no ambiente digital, é possível simular ações do tempo e de condições climáticas, por meio do input de diversos dados e do uso de inteligência artificial. Isso possibilita calcular características como pressão, disposição de peso, vento e outros aspectos naturais. Sendo assim, a tecnologia é útil nas simulações digitais de projetos, o que fornece uma resposta ideal sobre qual a melhor maneira de projetar um empreendimento, evitando, assim, problemas de estrutura e erros de planejamento.

Enfim, é preciso apostar e acreditar no futuro. Entender que há um novo mundo, uma nova era tecnológica: um universo digital hiper mega super realista e dentro dele muitas OPORTUNIDADES, onde certamente também nos encontraremos por lá muito em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *