HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

18/05/2024

LUTO

Morre o ex-conselheiro Artagão de Mattos Leão; velório ocorre no TCE

artagão

O ex-conselheiro Artagão de Mattos Leão morreu na manhã deste domingo (30), aos 75 anos. Ele faleceu, vítima de infarto, em São Luiz do Maranhão. O velório terá início na manhã desta segunda-feira (31), a partir das 6h, no plenário do Tribunal de Contas do estado. O enterro está previsto para as 16h, no cemitério Parque Iguaçu.

 

Advogado por formação, Artagão de Mattos Leão era natural de Inácio Martins, na Região Centro-Sul do Paraná. Ele se aposentou do Tribunal de Contas do Estado ano passado, compulsoriamente, após completar 75 anos.

 

Foi deputado estadual por nove anos, entre 1983 e 1991. Neste período, teve papel de destaque como líder do governo na Assembleia Constituinte Estadual, instalada em 1989, ano seguinte à promulgação da Constituição Federal atualmente em vigor.

 

No TCE-PR, foi nomeado em 10 de abril de 1991 pelo então governador Roberto Requião. Artagão exerceu do órgão em dois períodos: de 1996 a 1998 e no biênio 2013-2014. Também foi vice-presidente em 1994 e no biênio 2011-2012; e corregedor-geral da Casa no biênio 1992-1993 e no ano de 1995.

 

Artagão deixa quatro filhos, entre eles o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Junior. Ainda não há informações oficiais sobre o velório e o sepultamento.

 

Governo do Estado decreta luto oficial

O Governo do Paraná decretou luto oficial de três dias pela morte de Artagão de Mattos Leão. O governador em exercício Darci Piana lamentou a morte do ex-conselheiro do TCE-PR.

 

“Artagão ficou mais de 30 anos no Tribunal de Contas, sempre com uma conduta séria, honesta e transparente. Grande conhecedor da gestão pública, deixará um legado imenso para o Estado do Paraná”, disse Piana.

 

Alep divulga nota

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, destacou a importância da trajetória do ex-deputado, que durante nove anos exerceu mandato parlamentar. De acordo com Traiano, ele sempre teve uma atuação dedicada aos municípios que representava, e buscava incansavelmente a conciliação nos momentos dos debates de temas de grande importância para o Paraná. “Ele foi líder do Governo durante a Assembleia Constituinte, um período em que teve uma intensa atuação na construção e elaboração de nossa Constituição estadual”, lembrou.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

z