HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

28/04/2024



Capital

Mutirão de emprego para mulheres começa em Curitiba; oportunidades vão até sexta

 Mutirão de emprego para mulheres começa em Curitiba; oportunidades vão até sexta

O mutirão de empregabilidade Mulheres em Foco, que durante toda esta semana vai ofertar vagas exclusivas para o público feminino, começou nesta segunda-feira (4), em Curitiba, e levou 60 mulheres até a Rua da Cidadania Santa Felicidade. Elas disputaram 112 vagas ofertadas pelas empresas Droga Raia, Au-Au Lanches, Grupo Mufatto e Grupo Madero, parceiras da ação, que é promovida pela Fundação de Ação Social (FAS).

 

O diretor de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, explica que o mutirão será realizado até sexta-feira (8), em todas as regionais da cidade, com exceção da Pinheirinho, com objetivo de criar oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho. “Essa ação faz parte de uma ampla programação exclusiva para o público feminina e que durante todo o mês oferecerá ainda palestras e cursos gratuitos e desenvolvimento pessoal e qualificação profissional”, diz.

 

Das 9h às 16h, as mulheres foram atendidas no Espaço do Trabalhador Curitibano e depois no Liceu de Ofícios e Inovação, onde foram entrevistadas pelas equipes de recrutamento das empresas parceiras.

 

Em busca de oportunidade

Acompanhada da mãe, Juliana Goinki, 17 anos, chegou cedo ao mutirão na tentativa de conseguir uma vaga de emprego. Atualmente, ela trabalha como auxiliar de escritório em uma empresa perto de casa, em Santa Felicidade, mas quer uma nova oportunidade. “Eu tenho planos e gostaria de ter um salário maior para conseguir bancar minhas despesas”, contou e jovem que ficou sabendo do mutirão pela imprensa.

 

Amanda Sperandio da Motta, 18 anos, mora em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, e foi até o mutirão na tentativa de voltar ao mercado de trabalho. Ela já trabalhou como balconista de padaria e atendente de farmácia, mas está desempregada há dois meses. “Preciso de um novo emprego porque não quero ficar sem fazer nada, preciso ajudar nas despesas da casa e ainda quero juntar dinheiro para fazer minha carteira de motorista”, disse.

 

Facilidade

Erica Patruni, analista de recrutamento da Droga Raia, explicou que a empresa considera os mutirões importantes para trabalhar a marca empregadora. “Nem sempre contratamos aquela pessoa que esteve no mutirão, mas ela acaba informando amigos e familiares que podem se tornar futuros colaboradores”, explicou. Erica ressaltou também a facilidade de acesso a várias trabalhadores em um curto período de tempo, o que não acontece quando se está no escritório.

 

Captador de vagas da Au-Au Lanches, Jorge Augusto Rezende contou que a empresa está trabalhando em um projeto para atrair mais colaboradores. “Já participamos de outros mutirões de emprego, pois essas ações facilitam na seleção de pessoas”, disse.

 

Orientação profissional

Além do mutirão Mulheres em Foco, na próxima sexta-feira (8/3), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a FAS promoverá uma ação de orientação profissional para ensinar as mulheres a fazer currículo e se prepararem às entrevistas de emprego. O atendimento será no auditório da Rua da Cidadania Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700 – Sítio Cercado), das 9h às 12h.

 

Nos dias 12 e 14, as mulheres curitibanas poderão assistir também à palestra Qual Trabalho Ela Quer?, promovida pelo Instituto Batom, organização da sociedade civil que trabalha para a garantia e defesa de direitos das mulheres e meninas vítimas de violências. O evento será nos auditórios das Ruas da Cidadania Boa Vista e Bairro Novo, respectivamente.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *