A sustentabilidade do setor agropecuário do Paraná é um dos temas de destaque na Expoingá 2025, que acontece em Maringá, Noroeste do Estado. São apresentadas ações e projetos de políticas públicas e do setor agro para garantir a produção com preservação do meio ambiente. “O Paraná é um exemplo de que pode existir equilíbrio entre o desenvolvimento do agro e a preservação do meio ambiente”, afirmou o o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes.
“Tem um caminho, em que é possível crescer, se desenvolver, gerar emprego, renda, melhorar a vida das pessoas, preservar, recuperar e cuidar do meio ambiente. Tudo isso ao mesmo tempo. E o Paraná, nesse momento, nessa Expoingá, reflete esse momento extraordinário que o Estado vive”.
Nunes ressaltou que o Paraná cresceu e fortaleceu o agro de forma sustentável nos últimos anos. “O Estado que mais cresceu e mais se desenvolveu, que mais cuidou, mais recuperou e mais preservou o meio ambiente. O Paraná, segundo o índice de competitividade entre os Estados, é tetracampeão em sustentabilidade” disse Nunes.
O secretário da Agricultura e do Abastecimento citou a parceria firmada pelo Governo do Estado com a Rede ILPF para impulsionar a expansão do sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no Estado, por meio do projeto Integra PR. Assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, na abertura da Expoingá, o acordo garante a disseminação de um modelo mais eficiente e sustentável no campo.
A Rede ILPF é uma parceria entre empresas públicas e privadas, cooperativas, bancos e empresas de tecnologia e combina diferentes atividades agrícolas, pecuárias e florestais na mesma área. Isso ajuda a usar a terra de pequenas ou grandes propriedades de forma mais eficiente, protegendo o solo, reduzindo custos e aumentando a produção.
A iniciativa é uma resposta à degradação de pastagens, especialmente na região Noroeste, onde a pecuária é forte. O sistema busca a melhoria da produtividade e recuperação do solo, com foco em tornar a pecuária mais sustentável e resistente às mudanças climáticas.
Outra medida destacada pelo secretário Nunes é um novo programa do Governo do Estado, que também visa a preservação do solo e da água, combate a erosão e recuperação da fertilidade da terra. Uma das ações será o repasse de recursos para os municípios, para compra de equipamentos necessários para compor uma patrulha ambiental.
A Feira
Maria Iraclezia de Araújo, presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), entidade responsável pela organização da Expoingá, explicou que a Expoingá 2025 é 30% maior em números de expositores em relação ao ano anterior e que o apoio do Estado também cresceu. “A Sociedade Rural de Maringá recebe o maior apoio do Governo do Estado do Paraná através de todas as suas empresas, instituições e corporações que fazem uma diferença imensa porque, sem dúvida, faremos a maior feira de pecuária do Paraná esse ano” declarou.
Leia outras notícias no HojePR.
Acompanhe o HojePR no Instagram.