HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

29/01/2023



Sem Categoria

No Egito está cheio

 No Egito está cheio

Pirâmide. Todo mundo tem um conhecido que investiu em um produto e se deu muito bem. Mas todo mundo também conhece alguém que se deu mal.

O sonho do investimento que proporciona altas rentabilidades em curtos períodos, e com garantia, segue sendo nada mais que um sonho. Risco e taxa são inversamente proporcionais e o único produto que garante rentabilidade são os de Renda Fixa.

Inventada por Carlo Ponzi, uma pirâmide financeira é um esquema onde novos investidores pagam pelos ganhos dos mais antigos. Isso até o momento em que o dinheiro novo é insuficiente para sustentar os lucros. E é nessa hora que a bomba estoura – e vira notícia.

Em 2021, tivemos uma alta de 75% nesse tipo de golpe, sendo que, quase metade deles, eram pirâmides que envolviam criptomoedas.

Por outro lado, depois de um ano inteiro de aumento de contratações de empréstimos, fechamos janeiro com mais de 25% de inadimplentes. Ou seja, à medida que o desespero aumenta, a facilidade em vender esquemas milagrosos, caminha junto.

É por isso que precisamos, sempre, analisar onde colocamos nosso dinheiro, procurar instituições e profissionais sérios, para que ele não acabe enterrado numa grande pirâmide como os antigos faraós.
_______________________________________________
Elis Ribas é agente de investimentos e colunista do HojePR

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *