HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

28/01/2023



Sem Categoria

Palácio Iguaçu inaugura posto para veículos elétricos com cobertura fotovoltaica

 Palácio Iguaçu inaugura posto para veículos elétricos com cobertura fotovoltaica

O Palácio Iguaçu ganhou uma garagem fotovoltaica para o abastecimento de veículos 100% elétricos utilizados por órgãos públicos do Estado nesta quarta-feira (6). Intitulado Carport, o Ecoposto composto por duas vagas com estação de carregamento veicular é o primeiro do Governo do Estado a ter geração de energia elétrica limpa e renovável a partir de uma fonte solar fotovoltaica.

 

O vice-governador Darci Piana, que participou da solenidade de inauguração, destacou que a estrutura vai promover mais sustentabilidade ao Paraná, tema prioritário para o Estado, já que os carros elétricos poluem em média 60% menos que veículos a combustão.

 

“Não à toa o Paraná recebeu da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) um selo de Estado sustentável. Temos que trabalhar para mostrar para o mundo todo que o que é produzido neste Estado é feito com respeito ao meio ambiente e com inovação. Aqui ajudamos a preservar o que a natureza nos deu”, disse.

 

Com capacidade para carregar dois carros ao mesmo tempo, a iniciativa diminuirá os gastos com carros do Estado, já que um veículo a combustão gasta em média R$ 6,60 por quilômetro rodado, enquanto um elétrico gasta em média R$ 0,11. Com a utilização do Carport, o custo baixa a praticamente zero porque o carregamento é realizado a partir de energia fotovoltaica. Além disso, o Estado também garantirá uma economia na estrutura do Palácio Iguaçu, pois quando os carros não estiverem sendo carregados, a energia produzida será devolvida à rede elétrica.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *