O Paraná e a Argentina discutiram novas oportunidades de negócios em encontro promovido pelo LIDE Paraná na última quarta-feira (18). O evento reuniu cerca de 50 empresários do estado e contou com a participação do embaixador argentino no Brasil, Daniel Raimondi.
Entre os temas abordados estavam os efeitos das recentes mudanças econômicas na Argentina, o acordo entre Mercosul e União Europeia e setores estratégicos como agronegócio, indústria automotiva, energias renováveis e infraestrutura.

Durante o encontro, foi discutido formas de aumentar o comércio entre os dois países e ampliar a presença de empresas paranaenses na Argentina, incluindo a abertura de filiais. Hoje, a Argentina é o segundo maior destino das exportações do Paraná e o quarto maior mercado importador, com a proximidade facilitando o transporte de produtos do estado para o país vizinho e para outras nações próximas, como o Paraguai.
“A Argentina já é um parceiro estratégico do Paraná, e o crescimento de 50% nas exportações no último ano mostra o potencial dessa relação. Nosso objetivo é transformar essas oportunidades em mais negócios e fortalecer uma parceria que só tende a crescer”, afirma Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná.

O embaixador Raimondi afirmou que a relação entre Paraná e Argentina ainda pode se desenvolver. “A parceria entre a Argentina e o Paraná já é importante, mas ainda não reflete todo o potencial que ambos têm. Podemos esperar um desenvolvimento significativo dessa relação, em especial diante da intenção do governo argentino de inserir sua economia de forma ativa no mercado internacional”.
O encontro, com o tema “Paraná no centro dos negócios com a Argentina”, reuniu empresários dos setores de agronegócio, commodities, máquinas agrícolas, indústria automotiva e cadeias produtivas. Como parte da estratégia de aproximação, Heloisa Garrett anunciou a realização de uma missão empresarial à Argentina nos próximos meses, em parceria com a unidade local do LIDE.
Foto: Rubens Nemitz Jr



