HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

18/05/2024

Patrimônio Cultural de Curitiba, Carne de Onça tem pedido de reconhecimento no INPI

carne

Depois de ser eleito um dos dez melhores pratos com carne crua do mundo, de acordo com o ranking do portal europeu de gastronomia TasteAtlas, a curitibana Carne de Onça teve o seu pedido de reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) protocolado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), na modalidade Indicação de Procedência.

 

A solicitação de concessão da indicação geográfica da iguaria curitibana foi feita pelo Sebrae-PR e Associação Amigos da Onça (AAOnça). O trabalho conjunto começou em janeiro deste ano, seguindo protocolo e metodologia do INPI.

 

“A Carne de Onça é um orgulho de Curitiba e este pedido de concessão da indicação geográfica irá reconhecer a importância deste prato, ajudando a valorizar ainda mais as tradições, a história e a cultura da capital”, salienta o prefeito Rafael Greca.

 

Greca ainda avalia que a conquista da IG pela Carne de Onça deverá ajudar a atrair ainda mais turistas para Curitiba. “A gastronomia é um dos diferenciais de um destino e este tipo de reconhecimento sempre torna o prato ainda mais atraente e disputado nos estabelecimentos que o têm em seu cardápio”, justifica Greca.

 

O INPI tem até dois anos para examinar a documentação e determinar a concessão da IG.

 

Documentação

A consultora do Sebrae/PR Márcia Giubertoni lembra que houve um trabalho conjunto com os empresários ligados a AAOnça, envolvendo aspectos como associativismo, liderança e, claro, a caracterização, levantamento da história, organizando um dossiê com a documentação exigida para a proteção da Carne de Onça. Ela ressaltou que a conscientização, o conhecimento e os dados fornecidos pelos empresários facilitou o processo.

 

“Nossa região possui uma riqueza étnica abundante, com pratos diferenciados e consolidados. É um privilégio para o Sebrae/PR apoiar os empresários na busca do que realmente precisava ser protegido”, afirma Márcia.

 

Atualmente, de acordo com a Associação Amigos da Onça, mais de 200 restaurantes curitibanos trabalham com a Carne de Onça.

 

Em 2016, a Carne de Onça foi oficializada como patrimônio cultural da cidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

z