HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

20/04/2024



Sem Categoria

Pesquisa aponta que Guaratuba é o destino mais visitado do Litoral paranaense

 Pesquisa aponta que Guaratuba é o destino mais visitado do Litoral paranaense

Pesquisa realizada pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu) e divulgada nesta quarta-feira (15), apontou que Guaratuba foi o principal destino dos turistas no Litoral do Paraná, com 37,6% dos visitantes pernoitando no município.

 

Segundo o primeiro Boletim de Dados Turísticos de 2023, uma sondagem realizada nos municípios litorâneos durante a temporada do Verão Maior 2023, revelou que a maioria dos turistas permaneceu no Litoral entre 5 a 7 pernoites (28,2%), enquanto 10% permaneceram apenas um dia (os chamados excursionistas). O município de Pontal do Paraná ficou em 2º lugar com 34,2% e Matinhos com 23,7%.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos visitantes do Litoral veio do próprio Paraná (87,9%) e 11% de outros estados, principalmente de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Já os turistas internacionais representam 1% do total de visitantes, e são originários principalmente da Argentina e do Paraguai.

 

Com o objetivo de identificar o perfil dos visitantes, o primeiro Boletim de Dados Turísticos de 2023, intitulado “Turismo Receptivo no Litoral do Paraná”, é uma série de levantamentos temáticos que vão ajudar na criação e orientação de políticas públicas para o setor no Paraná.

 

Segundo o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, os dados mostram que a cidade está no rumo certo. “O turismo é a indústria vocação de Guaratuba e do litoral. A integração que virá com as obras de infraestrutura do Governo do Estado serão um marco do início de um novo litoral,” destacou o prefeito.

 

A coleta dos dados ocorreu entre os dias 1º a 30 de janeiro, envolvendo 3 mil pessoas e resultando em uma amostra final de 2.776 entrevistas respondidas pelos visitantes que foram até os postos de informações turísticas de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná e os locais de informações turísticas itinerantes em Antonina, Morretes e Paranaguá.

 

“O objetivo foi avaliar o turismo receptivo na região, buscando entender os hábitos de viagem das pessoas que visitam o Paraná, bem como os pontos positivos e aqueles em que a estrutura precisa melhorar. A ideia é que os resultados auxiliem na elaboração de estratégias para melhorar a experiência nos atrativos turísticos do Estado. Obviamente que o levantamento deve ser realizado com frequência, para podermos monitorar e medir os resultados”, explica o secretário Marcio Nunes.

 

 

Leia outras notícias no HojePR.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *