Companheiros de todas as horas, o pet é considerado um membro da família e merece ter um espaço aconchegante e seguro. Não importa o tamanho da sua casa, se você tiver algum animalzinho de estimação, é importante ter um espaço pet dentro de casa. Então, na hora de planejar os ambientes, é necessário reservar um cantinho especial eles.
Por isso, pensar esta etapa de adequação do espaço pet dentro de casa representa uma etapa importante.
E espaço de descanso, de refeição, do banho e onde irá fazer as necessidades são os principais locais que deverão ser bem pensados para o pet. Essas áreas devem ser em áreas distintas para que eles aprendam a se comportar em cada ambiente.
Quem tem uma área externa não precisa se preocupar em relação em reservar um banheiro pet dentro de casa. Já para quem pretende deixá-lo dentro de casa o ideal é separar um espaço da área de serviço para eles.
Já o espaço de descanso, deve ser bem planejado, o ideal é que seja em um ambiente extra da casa. Isso depende de como o dono comporta seu animal de estimação, mas o interessante é ser um ambiente onde ele fique isolado e tranquilo como o home office ou escritório.
Em relação ao espaço de refeições, o ideal é que seja na cozinha junto com o dono. Então se for projetar um espaço na sua cozinha para seu bicho, uma forma de agregar os utensílios do seu bicho à decoração é construindo um móvel ou inserindo um sob medida para o espaço para as refeições.
O espaço do banho, o dog shower poder ser incorporado a lavanderia.
Para quem possui gatos, uma pequena abertura na parede mantém uma cama confortável sem comprometer com a decoração do cômodo. Os gatos adoram subir em moveis, o legal é inserir umas prateleiras na parede que além de apoiar livros e objetos serve como um espaço para eles brincarem.
Abuse bastante com os moveis, utilize prateleiras, móveis que viram camas, passagens bem planejadas e cantinhos organizados.
Dicas para montar um espaço pet em casa
• Tecidos resistentes
Ao escolher os estofados e cortinas da sua casa, aposte em tecidos resistentes como sarja, camurça e algodão. Opte também por tecidos fáceis de limpar e lavar. Uma opção é usar capas ou mantas para proteger seu sofá ou poltronas.
• Brincadeiras
Crie um cantinho onde seu melhor amigo poderá se divertir. Para gatos, arranhadores e penduricalhos fazem sucesso. Para os cães, aposte em bolinhas e brinquedos duráveis e tente deixar no cantinho reservado a ele. Se tiver um jardim ou varanda, reserve um espaço para seu pet. Tenho certeza que ele irá adorar um espaço ao ar livre.
• Sombra e água fresca
Aposte em um cantinho relaxante e confortável para seu pet. Sempre na sombra claro!
Agora é só planejar esse espaço em casa!
Eles merecem todo o conforto do mundo, certo?
Confira outras colunas da Cynthia Karas. Clique aqui.