HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

27/04/2024



Sem Categoria

Mais duas Pílulas de Humor Judaico

 Mais duas Pílulas de Humor Judaico

Escândalo na Família (¹)

Um jovem judeu de Salonica (²) disse ao pai que precisava conversar sobre um assunto muito importante, coisa de homem para homem.

 

Começou dizendo que queria casar com uma moça por quem estava apaixonado.

 

Curioso, o pai perguntou quem ela era:

 

– É a Chochana Torres, a nossa vizinha – o rapaz respondeu.

 

O pai não escondeu a contrariedade, e disse:

 

– Meu filho, escute uma coisa: você não pode casar com essa moça, porque eu me envolvi com a mãe dela, tempos atrás. Ela é tua meia-irmã, e a tua mãe não sabe.

 

Três meses mais tarde o rapaz voltou a conversar com pai:

 

– Desta vez é a Pérola Benveniste, uma portuguesa que mora do outro lado da cidade, e vou casar com ela.

 

– Pérola Benveniste? Não pode, meu filho, esta menina é fruto do amor que tive pela mãe dela, a Raquel, uma mulher muito bonita. Ela também é tua meia-irmã e, claro, tua mãe não sabe.

 

Desconsolado, o moço foi embora e só voltou a procurar o pai depois de mais alguns meses:

 

– Pai, desta vez fui procurar uma namorada em Kastoria (²), porque percebi que aqui na nossa cidade não ia dar certo. Ela chama-se Flor Franses e só vim avisar que vamos nos casar.

 

Mais uma vez o pai balançou a cabeça, enquanto falava:

 

– Meu pobre e azarado filho! Com essa você também não pode casar! Conheci a Rebecca, a mãe dela, em Kastoria, quando era viajante. Ela tua meia-irmã, tua mãe não sabe.

 

Desconsolado, dessa vez o rapaz foi chorando falar com a mãe, e contou toda a história.

 

Depois de ouvir tudo, a mãe fez um carinho no filho e disse:

 

– Case com a que você quiser, meu amor, porque teu pai não é o teu pai, e o teu pai não sabe.

 

O 11º Mandamento da Mãe Judia

Para as mães judias os Mandamentos não ficaram no 10º; na realidade elas têm muitos outros, adaptados ao seu modo de dirigir a casa e educar os filhos.

 

Este é mais um exemplo, aplicado ao sagrado recinto da sala de estar:

 

– dos animais e peixes permitidos, e de todos os alimentos que são aceitáveis à minha vista você poderá comer, mas não na sala de estar;

 

– dos grãos de cereais, do milho, do trigo, da aveia, dos sucrilhos, de todos os cereais que são de cor brilhante e procedência desconhecida, das pipocas de todos os tipos e dos salgadinhos de latas ou pacotes você poderá comer, mas não na sala de estar;

 

– dos sorvetes e de todas as sobremesas congeladas e doces você poderá comer mas absolutamente não na sala de estar;

 

– dos sucos e outras bebidas, mesmo daqueles em copos que não derramam você poderá beber mas não poderá andar com isso pela casa, e muito menos entrar na sala de estar;

 

– resumindo: quando você chegar no ponto onde começa o tapete da sala, de nenhuma comida ou bebida você poderá comer ou beber nem mesmo sob a justificativa de que está prestes a morrer de fome ou sede ou que vai perder o último capítulo de tua novela ou série favorita;

 

– mas… Se você estiver doente e com febre acima de 40º constatada por mim e for para ficar deitado e vendo TV, então você poderá comer na sala de estar.


(¹) Esta anedota foi traduzida e adaptada do Ladino, língua semelhante ao castelhano e falada principalmente pelos judeus Sefarditas, que viviam na Península Ibérica antes da expulsão em 1492. Ainda é falado em comunidades judaicas em vários países, incluindo Israel, Grécia, Turquia e Marrocos.

(²) Salonica e Kastoria são cidades da Grécia.


GERSON GUELMANN é responsável pelo  maior acervo de Humor Judaico em português do Brasil. Diariamente brinda seus leitores com textos inteligentes, saborosos, bem humorados (mas também sérios) no seu Blog do Guelmann. Todas as quartas e sextas-feiras reproduz seus textos aqui no HojePR. Aos nossos leitores, apenas recomendamos: aproveitem!!


Confira outras Pílulas do Humor Judaico. Clique aqui.

Para mais notícias acesse HojePR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *