A mais recente pesquisa PoderData de intenções de votos para as eleições presidenciais, divulgada nesta sexta-feira (29), mostra que parou de cair a distância entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e o atual presidente Jair Bolsonaro, do PL, tanto no primeiro quanto no segundo turno.
De acordo com a pesquisa, o petista aparece com 41% no primeiro turno, contra 36% de Bolsonaro, diferença de cinco pontos percentuais, e a mesma registrada pelo PoderData há 15 dias.
A disputa segue polarizada, com o terceiro colocado, Ciro Gomes, do PDT, marcando 6% das intenções de votos, seguido por João Doria, do PSDB, com 4%, André Janones, do Avante, com 3%, e Luciano Bivar, do União Brasil, e Simone Tebet, do MDB, ambos marcando 1%.
Brancos e nulos têm a mesma porcentagem do quarto colocado nas intenções de voto, com 4%, enquanto 3% dos eleitores disseram que não sabem responder.
Em um eventual segundo turno, Lula subiu de 47% para 48%, enquanto Bolsonaro também subiu 1 ponto percentual, para 39%. A diferença entre os dois, portanto, é de 9 pontos, assim como registrado na pesquisa anterior. Há um mês, essa distância era de 12 pontos. A maior diferença que os dois pré-candidatos já tiveram foi em agosto do ano passado, com 25 pontos percentuais.
O levantamento PoderData foi realizado de 24 a 26 de abril de 2022. Foram entrevistadas 3 mil pessoas com 16 anos de idade ou mais em 283 municípios em todas as unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-07167/2022.
1 Comentário
Hahahahaha, piada pronta essa! Humor aqui é bom.