HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

29/04/2024



Sem Categoria

Por que a série Ruptura é uma das melhores do ano

 Por que a série Ruptura é uma das melhores do ano

Se tem uma série que está dando o que falar desde a sua chegada ao streaming da Apple TV+, em fevereiro, é essa. Criada por Dan Erickson, produzida e dirigida por Ben Stiller, Ruptura traz a história do personagem Mark Scout (Adam Scott), um homem que passa pelo processo de “ruptura” na empresa em que trabalha, a Lumon Industries e com isso, tem a mente dividida entre o pessoal e o profissional. Como se fossem duas pessoas diferentes mesmo! Ou seja, quando está no trabalho, não lembra nada da vida pessoal e vice versa.

Ruptura mistura boas doses de sci-fi, drama e suspense, e intriga desde o primeiro episódio. Afinal, tem algo muito estranho acontecendo ali. É uma série gravada e dirigida de um jeito a colocar o espectador nas mesmas nuances que os personagens. Quando estão no trabalho a ideia de claustrofobia é constante. Mas e porque a série é tão excelente, tanto é que foi indicada a 4 estatuetas no Emmy 2022, incluindo Melhor Série de Drama?

Começando pela narrativa original. É algo tão difícil atualmente, trazer uma história inovadora de fato. São anos de cinema, muitas histórias já foram contadas e recontadas, como chegar ao novo? Você dificilmente encontrará uma trama tão autêntica, intrigante, inteligente e muito bem elaborada no catálogo de séries lançadas nos últimos anos. Outro ponto que vale a pena destacar sobre a série são as reflexões profundas que ela proporciona. Apesar de ser ficção e com elementos distantes da realidade, aqui temos uma daquelas produções que remetem ao mundo real, trazendo questões do nosso dia a dia e a vida em sociedade.

Ela entra, inclusive, no âmbito da filosofia. Afinal, o que nos define enquanto seres humanos? São nossas lembranças? Memórias? E por aí vai as possibilidades de pensamentos e teorias que a série nos proporciona. Outro ponto interessante de Ruptura está na estética e escolhas dentro do ambiente de trabalho que, como comentei, beira ao claustrofóbico em alguns momentos. Nos escritórios, vemos a tecnologia de ponta ao mesmo tempo em que também vemos equipamentos que remetem aos anos 1980 e 1990, como se os funcionários não pudessem nem saber em que ano estavam. E tudo isso causa estranheza e desperta a curiosidade em entender o que é de fato essa empresa.

Na sala em que Mark trabalha, facilmente caberia muitas pessoas no local pelo tamanho, no entanto, é o local de trabalho de apenas quatro. A paleta de cores parece ser escolhida a dedo, sem erros, assim como os ângulos e posições dos objetos, tudo é extremamente limpo e organizado, compondo um perfeccionismo que beira ao bizarro. Diferente do lado de fora, na vida normal, onde tudo é normal.

Distopia e ficção científica, se você é fã de Black Mirror encontrou uma nova série que vai gostar. Umas das melhores séries de 2022, sem dúvidas. Entrega história, roteiro, elenco, direção e reflexão.


Confira outras colunas da Patricia Lourenço. Clique aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *