O governador Ratinho Junior (PSD) deve ficar atento as articulações do PSD e PT mineiros. Falta pouco para fechar a aliança dos dois partidos, envolvendo as disputas estadual e federal. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Khalil, vão compor a chapa chamada pelos mineiros de “Lulil”.
Com as bençãos do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), a costura vem sendo feita diretamente com Lula. E falta apenas fechar o nome para o Senado. O PSD quer reeleger o senador Alexandre Silveira, que assumiu o cargo após a nomeação de Antonio Anastasia para o Tribunal de Contas da União. Silveira leva a vantagem sobre o nome do PT, o deputado federal, Reginaldo Lopes.
O acordo segue em bom tom e levanta a lebre da possibilidade de surtir outras parcerias entre o PT e o PSD no Brasil, como no Norte e Nordeste. Por enquanto o PSD tem tratado das alianças levando em conta os cenários regionais. Mas nada impede, que um possível crescimento de Lula, como na pesquisa contratada pela XP Investimento, possa levar o PSD a formalizar uma aliança nacional.
Se isto acontecer, Ratinho Junior e o seu pai, o apresentador Ratinho, comprometem suas palavras com o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Até o fechamento das chapas tem muito chão. Mas sempre é bom ficar atento a todos os movimentos.