HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

26/04/2024



Paraná

Ratinho Junior, Greca e outros políticos reagem a ataque de Gilmar Mendes a Curitiba

 Ratinho Junior, Greca e outros políticos reagem a ataque de Gilmar Mendes a Curitiba

Diretamente dos Estados Unidos, onde lidera uma missão empresarial, o governador Ratinho Junior criticou a fala do ministro do STF, Gilmar Mendes, a Curitiba. Para o governador, a declaração de Mendes foi “infeliz” e um ataque “gratuito a Curitiba e aos paranaenses”.

 

“O ministro Gilmar Mendes certamente vai esclarecer uma fala infeliz, que ataca gratuitamente Curitiba e os paranaenses. O Paraná é terra de gente trabalhadora, que tem como norte o progresso, a lei e que repudia a corrupção e toda e qualquer forma de intolerância e preconceito”, disse o governador.

 

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, usou as redes sociais para comentar a declaração de Gilmar Mendes. “Não confundam o bom povo Curitibano e o grande nome da nossa amada Curitiba com qualquer briga política”, disse o prefeito.

 

Em entrevista ao programa Roda Viva desta segunda-feira (9), o ministro do STF disse que “Curitiba gerou Bolsonaro. Curitiba tem o germe do fascismo. Inclusive todas as práticas que desenvolvem. Investigações a sorrelfa e atípicas. Não precisa dizer mais nada. Não é por acaso que os procuradores dizem, por uma falta de cultura, que aplicaram o Código Processual Russo”.

 

Outros políticos criticaram a postura do ministro do STF. O assunto foi debatido na sessão desta terça-feira (9) da Câmara de Vereadores. A vereadora Indiara Barbosa (Novo) repudiou a fala e destacou que a fala generaliza a cidade toda. “Curitiba é uma cidade acolhedora, que recebe bem todas as pessoas e é uma das capitais do Brasil que mais recebe refugiados. Esse tipo de comentário é completamente absurdo e acredito que o ministro precisa fazer uma retratação. Nós temos muito orgulho da cidade em que começou a Operação Lava Jato, que fez um trabalho primoroso no combate à corrupção, que prendeu e condenou em diversas instâncias muitos corruptos”, disse.

 

O vereador Eder Borges (Progressistas) exaltou a “República de Curitiba” e criticou Mendes. “Aqui se cumpre a lei”, comentou. Já o vereador Pier Petruzziello (Progressistas) usou as redes sociais para repudir a entrevista. “Como curitibano de nascimento, repudio veementemente a fala do ministro Gilmar Mendes. Em defesa da nossa cidade, da nossa gente. Nosso DNA é outro, é de acolhimento, solidariedade e muito trabalho”, escreveu no Twitter.

 

Mais cedo, o deputado federal Deltan Dallagnol também rebateu o ministro Gilmar Mendes. “Gilmar Mendes nunca respeitou a liturgia do cargo, vedações da lei da magistratura, regras de suspeição, distanciamento dos réus nem compreendeu o papel do combate à corrupção para a preservação da democracia”, disse o deputado por meio das redes sociais. Ainda segundo o deputado, “o ministro destila um ódio que mostra o que há em seu coração. Sua mensagem é perversa e avessa ao que é justo, moral e ético. Suas palavras ilustram a inversão de valores que injuriam os brasileiros”.

 

No Twitter, o senador Sergio Moro também emitiu comentário: “Não tenho a mesma obsessão por Gilmar Mendes que ele tem por mim. Combati a corrupção e prendi criminosos que saquearam a democracia. Não são muitos que podem dizer o mesmo neste país”.

 

O HojePR abriu espaço para uma declaração da presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, que preferiu não se manifestar.

 

Leia outras notícias no HojePR.

2 Comments

  • Os moradores de Curitiba merecem respeito Sr. ministro. único lugar do Brasil que quer acabar com a ladroagem?

  • EU CONFESSO QUE ASSISTIR E FIQUEI ENOJADO, DISPENSA COMENTÁRIOS. VINDO DE UM MEMBRO DO STF, NÓS DEIXOU PERPLEXO.. ISSO É BRASIL A BEIRA DO COMUNISMO,OU UNIMOS ÁGORA OU NOS CALARÃO PÁRA SEMPRE👆👆🤔🇧🇷

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *