HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

04/05/2024

Ratinho Junior lidera missão internacional ao Canadá e Estados Unidos

ratinho

O governador Ratinho Junior lidera uma nova missão internacional ao Canadá e aos Estados Unidos nas duas próximas semanas. A viagem foi organizada pela Invest Paraná, a agência de negócios do Governo vinculada à Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), e terá representantes da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), da Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), além de cooperativas e empresas.

 

No Canadá, o governador terá uma agenda oficial com o escritório de representação da Organização das Nações Unidas (ONU). A comitiva paranaense vai apresentar o programa Banco de Alimentos Comida Boa, da Ceasa. A ação evita o desperdício de cerca de 400 toneladas de alimentos por mês que seriam descartadas.

 

As frutas e verduras que não servem para serem vendidas, mas que estão em condições de consumo, são processadas, embaladas e congeladas, virando kits para refogados, sopas, molhos, sucos, compotas e geleias que são repassados para entidades assistenciais.

 

O governador também vai assinar uma parceria com o Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (SCDB), da ONU, para melhorar políticas ambientais do Estado.

 

A missão ainda vai se reunir com uma empresa de equipamentos de aventura e que também atua no setor turístico, e Ratinho Junior vai se encontrar com autoridades do governo de Quebec para buscar novas parcerias, incluindo a gestão de unidades de conservação.

 

Estados Unidos

Na capital do Iowa, Des Moines, a missão vai ser recebida pela governadora Kim Reynolds. Primeira mulher eleita para o cargo, ela ganhou destaque no cenário político americano recentemente. No campo, o Iowa é referência no agronegócio como maior produtor de milho dos Estados Unidos e também destaque na produção de soja. O estado, localizado na Região Centro-Oeste dos EUA, também possui o maior rebanho suíno do país e é destaque na produção de biodiesel e etanol.

 

Na agenda da comitiva, estão encontros com os maiores especialistas do agronegócio local, como com Bill Northey, CEO da Associação de Agronegócios de Iowa, para debater políticas governamentais do agronegócio. O grupo paranaense visita a Verbio Nevada Biorefinaria, primeira estação de gás natural renovável dos Estados Unidos, que utiliza resíduos agrícolas para produção de energia, e a Cooperativa Landus, uma das maiores dos Estados Unidos.

 

A comitiva paranaense também vai conhecer a integração das universidades do estado americano com o setor produtivo e o poder público. O grupo vai visitar o centro de pesquisas da Universidade do Estado de Iowa, onde mais de 100 empresas do agronegócio operam em conjunto com os pesquisadores. Também serão apresentadas startups que vêm colaborando para o aumento produtivo do agronegócio local. Outra reunião será com a Pivot Bio, empresa que pretende expandir a atuação no Brasil e que desenvolve tecnologias para a produção de grãos.

 

Leia outras notícias no HojePR.

2 Comments

  • Na outra ponta aparece outro querendo que o maior banco de desenvolvimento do país empreste dinheiro a outros países falídos, enquanto ele pessoa física responsavel, gestor faz de um tudo para reparar, doar ao cidadãos de bem, pessoas honestas com falta de oportunidade simplesmente uma marmita ou uma coberta(seca poço) para se cobrirem nas calçadas e sarjetas país a fora.

  • Daí vem a “bomba” hecatombe final 2 está sendo projetada nos USA. Na verdade o “queijo” está sendo espatifado, estraçalhado,repartido, esmiuçado lá fora!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *