HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

07/02/2023



Capital

Maio Amarelo: Curitiba lança campanha de segurança no trânsito

 Maio Amarelo: Curitiba lança campanha de segurança no trânsito

A Prefeitura de Curitiba deu início, nesta segunda-feira (2), às ações da campanha Maio Amarelo, de respeito e segurança no trânsito. O tema deste ano é ‘Juntos Salvamos Vidas’. O lançamento foi feito no Salão Nobre da Prefeitura pelo prefeito Rafael Greca, o vice-prefeito Eduardo Pimentel e o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, coronel Péricles de Matos.

 

O prefeito lembrou da importância dos cuidados no trânsito para evitar acidentes e que em Curitiba uma das ações da Prefeitura foi reduzir as velocidades máximas em parte das vias e aumentar a fiscalização para evitar os abusos de excesso de velocidade.

 

“O vice-prefeito Eduardo Pimentel e eu vemos no amarelo o alerta pela vida. É muito importante nós salvarmos vidas. O respeito ao Código Brasileiro de Trânsito e às regras é uma escolha pela vida”, disse Greca. “O amarelo é a cor da luz e da inteligência. Se nós iluminamos a sociedade nesse preceito de respeito à vida, nós certamente vamos viver melhor”, concluiu.

 

As ações do Maio Amarelo serão feitas durante todo o mês e buscam conscientizar a população sobre os cuidados no trânsito. Neste mês, alguns monumentos e praças da cidade serão iluminados com a cor amarela em referência à campanha. Veja a programação completa aqui.

 

A solenidade reuniu representantes de todas as áreas de trânsito de Curitiba, como a Superintendência de Trânsito (Setran), Polícia Militar do Paraná, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Detran-PR e do Observatório Nacional de Segurança Viária.

 

Redução no número de mortes

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, coronel Péricles de Matos, explicou que a campanha Maio Amarelo é uma ação integrada entre todas as forças de trânsito da cidade.

 

“Nos últimos dez anos, houve uma redução de 41% das mortes violentas decorrentes de acidentes de trânsito em Curitiba. Os números são importantes, mas a vida é mais”, afirmou o coronel Péricles.

 

Manual de trânsito

Na solenidade também foi lançado o Manual de Projetos Padrões da Sinalização de Trânsito de Curitiba. De acordo com a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, o documento reúne as normas e regras para implantação de sinalização horizontal, vertical e semafórica na cidade.

 

“É todo o conjunto de sinalização. É importante pela padronização na nossa cidade”, explicou Rosangela.

1 Comentário

  • Zequinha, nosso piá curitibano, poderia figurar numa campanha educativa!

    Aos 80 anos, estou produzindo a todo vapor e seria uma honra inserir este personagem dentro da nossa realidade!
    Conte comigo!

    Viva Curitiba!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *