HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

28/04/2024



Sem Categoria

Saiba porque se desculpar pode te prejudicar

 Saiba porque se desculpar pode te prejudicar

A palavra “desculpe” utilizada repetidas vezes e em contextos errados, transmite insegurança e falta de credibilidade. Se você já leu outros textos descritos nesta coluna, aprendeu diversas técnicas e substituições para transmitir mais confiança em sua comunicação. Uma palavra colocada de forma errada pode atrapalhar uma negociação, impedir a realização de uma venda, gerar conflitos no relacionamento e te deixar em uma posição de passividade. Para que isso não aconteça e você obtenha sucesso em sua vida profissional e pessoal, é extremamente importante desenvolver uma comunicação assertiva e eficaz.

Para que a palavra “desculpe” não seja banalizada em seu vocabulário e você saiba se comportar adequadamente diante de uma provável situação incômoda, existem algumas trocas possíveis como: quando passar uma informação errada, troque o “desculpe falei errado” por “corrigindo a informação que passei…”; se estiver atrasado para uma reunião ao invés de dizer “desculpe pelo atraso” fale “muito obrigado pela paciência em me aguardar”; se estiver demorando para dar uma resposta ao seu cliente, troque o “desculpe pela demora na resposta” por “obrigado por ter esperado pela resposta”; se precisar conversar com alguém sobre um problema ao invés de dizer “desculpe por ter incomodado” fale “obrigado por me ouvir”; troque também o “desculpe por gastar seu tempo” por “obrigado pelo seu tempo”; ao invés de dizer “desculpe por ter que alterar seu horário” fale “obrigado pelo compreensão”; quando precisar expor uma ideia em uma reunião ao invés de dizer “desculpe interromper” fale “com licença, eu gostaria de apresentar uma ideia”.

Por fim, vale lembrar que o objetivo não é que você pare de se desculpar quando realmente for preciso, mas sim, que não use a expressão sem necessidade, pois o excesso pode te tornar desagradável, desvalorizado e inconstante. Além disso, usar qualquer expressão que minimize sua culpa sem que exista a intenção genuína, soa enganoso e arruína sua credibilidade.

3 Comments

  • Perfeito ! A palavra desculpe virou vocábulo hipócrita , supérfluo e Insincero . Meus efusivos cumprimentos!
    Ligia Kogos

  • Boa noite!
    Hag que interessante rsrsrs

    É verdade mesmo, pedir desculpas demais pode dar uma impressão errada sobre nós.
    Pode dar a impressão de passividade realmente. As pessoas podem achar que podem falar e fazer o que querem conosco.
    Uma época da minha vida eu era muito assim.
    Pedia muito desculpas, sendo que nem tinha culpa das coisas, e sempre deixei outros tomarem decisões por mim.
    Ou quando eu queria algo pra mim, sempre deixei de lado pelos outros, sendo passiva.
    Hoje mudei, muitos estranham hoje em dia mais eu me sinto muito melhor assim , de poder me expressar sem pedir muitas desculpas e agora as pessoas até me respeitam mais .
    Sabe aquela pessoa que até tem um ditado tipo : ___ Ah ! A tal pessoa não tem boca pra nada ” …
    Por que sempre me desculpei pra não gerar conflitos!
    Como é bom mudar, e nos expressar sem nos rebaixar e continuar reconhecendo nosso valor !
    Tenho muito ainda pra melhorar em não ser Passiva, mais agradeço até onde eu já cheguei.
    E acho que estou na crise dos 30 rsrsrsrsssrs.
    Onde certas coisas não aceito mais, com respeito a fazerem o que querem e me falar o que querem e eu ficar quieta e não falar nada !
    Obrigada pela coluna amei 😌🤍

  • Excelente abordagem! Concordo 100%

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *