HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

24/07/2024

NEGÓCIOS

Saúde mental: 10 dicas para empresas cuidarem da saúde mental dos colaboradores

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão e a ansiedade geraram um impacto econômico de cerca de US$1 trilhão anualmente na economia global. No entanto, a mesma pesquisa revela que cada dólar investido em iniciativas voltadas para melhorias na saúde e bem-estar mental dos colaboradores, resulta em um retorno de US$ 4 em ganhos decorrentes como o aumento da produtividade. Isso destaca a importância crucial de priorizar e investir em programas e ações que promovam o cuidado com a saúde mental nas empresas.

 

Segundo a coach, palestrante e diretora da Febracis Paraná, Daniella Kirsten, a saúde mental tem se tornado uma questão cada vez mais relevante no ambiente corporativo, e as empresas estão reconhecendo a importância de cuidar do bem-estar emocional de seus colaboradores. “A saúde mental dos colaboradores é fundamental para a produtividade e o sucesso organizacional. Investir em ações que promovam o equilíbrio emocional e o bem-estar é essencial para construir um ambiente de trabalho saudável e engajador”.

 

10 dicas para empresas cuidarem da saúde mental de seus colaboradores:

Daniella reforça que investir na saúde mental dos colaboradores é algo valioso e que traz vantagens tanto para a empresa quanto para os indivíduos que compõem a equipe. “Ao adotar estratégias com foco na saúde mental das pessoas, as empresas podem criar um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e acolhedor, cuidando do bem-estar emocional de seus colaboradores e promovendo resultados positivos”, explica. Para que isso ocorra de forma estruturada e constante, Daniella dá 10 dicas:

 

1. Fomentar uma cultura de respeito e empatia: Promover um ambiente de trabalho inclusivo, onde todos são valorizados e respeitados, contribui para a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores.

 

2. Estabelecer uma comunicação clara e aberta: Manter canais de comunicação transparentes e eficazes, incentivando o diálogo aberto, ajuda a reduzir o estresse e a promover um ambiente de confiança.

 

3. Oferecer programas de apoio psicológico: Disponibilizar serviços de orientação e aconselhamento psicológico demonstra o compromisso da empresa com o cuidado dos colaboradores.

 

4. Flexibilizar horários e locais de trabalho: Possibilitar horários flexíveis e opções de trabalho remoto quando apropriado, permite aos colaboradores equilibrar sua vida pessoal e profissional, reduzindo o estresse.

 

5. Incentivar pausas regulares: Estimular a prática de pausas ao longo do dia, para descanso e atividades relaxantes, promove recuperação mental e ajuda a preservar a energia e a produtividade.

 

6. Promover atividades de exercícios físicos e relaxamento: Incentivar a prática regular de exercícios físicos e fornecer opções de atividades de relaxamento, como meditação ou ioga, auxilia no controle do estresse e melhora a saúde mental.

 

7. Investir em capacitações e treinamentos: Proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal, por meio de treinamentos e capacitações, contribui para a motivação, o engajamento e a saúde mental dos colaboradores.

 

8. Implementar políticas de combate ao assédio e discriminação: Estabelecer diretrizes claras e rigorosas para prevenir e combater assédio e discriminação no ambiente de trabalho é essencial para promover a saúde mental e garantir o bem-estar dos colaboradores.

 

9. Criar momentos de reconhecimento: Valorizar as conquistas e esforços dos colaboradores por meio de programas de reconhecimento contribui para o fortalecimento da autoestima e do sentimento de pertencimento.

 

10. Promover a conscientização sobre saúde mental: Realizar campanhas de conscientização e palestras educativas sobre saúde mental, ajudam a combater o estigma e a estimular a busca por apoio quando necessário.

 

Daniella Kirsten, é diretora e sócia franqueada das unidades da Febracis Paraná, sediadas em Curitiba, além de Mentora, Coach e Palestrante. Sua atuação no estado já impactou mais de 15 mil pessoas por meio do Coaching Integral Sistêmico. A Febracis está presente em 42 franquias espalhadas pelo Brasil e quatro unidades internacionais. Para ter acesso aos cursos e entender mais sobre a metodologia CIS, acesse o Instagram: @febraciscuritiba.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *