HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

07/02/2023



etc

Seis filmes para ficar de olho no Oscar 2022

 Seis filmes para ficar de olho no Oscar 2022

Patrícia Lourenço
Especial para HOJEPR

 
Quando fevereiro chega, os ânimos se afloram. Sim, é tempo de temporada de premiações. Já vemos críticos espalhando por aí seus palpites pensando na lista de premiação do Oscar 2022.

Tradicionalmente aos domingos, o evento está agendado para 27 de março, no Teatro Dolby, em Los Angeles. Mas a lista que gera repercussão inicial, a dos indicados em cada categoria, só será divulgada nesta terça-feira, 8 de fevereiro. Até agora, já temos a lista dos pré-indicados em 10 categorias, incluindo Canção Original, Trilha Sonora e Filme Estrangeiro. Antes de entrarmos nos palpites pensando na categoria de Melhor Filme, um breve porém sobre as premiações.
 
As premiações que antecedem o Oscar servem de termômetro. Na verdade, nem todas (sim, estou falando de você Globo de Ouro). Normalmente, a temporada começa em dezembro, com o prêmio do cinema independente “Gotham Awards” e finaliza com o Oscar. A grande verdade por trás do glamour é que essas premiações estão longe de serem perfeitas. Na maioria dos casos, valorizam apenas as produções “mainstream” de Hollywood e filmes independentes do cinema mundial muitas vezes passam longe das categorias. No entanto, ainda que tenha esse bastidor político, muito dinheiro de campanha envolvido e limitação das obras que concorrem, o charme e a relevância da corrida para o Oscar permanecem.
 
Agora sim, termômetro mesmo para o Oscar são: os prêmios do cinema independente em algumas categorias (Gotham Awards, Independent Spirit Awards), Critics Choice Awards e os prêmios dos sindicatos como: atores (SAG), roteiristas (WGA), produtores (PGA) e diretores (DGA).
 
Feita a introdução, vamos aos filmes?
 
BELFAST
 
Kenneth Branagh, que é conhecido pela atuação, chega com Belfast dirigindo e roteirizando. O filme traz a memória do próprio diretor sobre sua infância. Acompanhamos a história da perspectiva de Buddy (Jude Hill) sobre o conflito entre católicos e protestantes que aconteceu na Irlanda do Norte no final da década de 1960. Com certeza, veremos essa obra na categoria de Melhor Filme e Melhor Roteiro. E aqui fica meu palpite: é um dos grandes favoritos para levar o grande prêmio da noite. Interessou? Entra no catálogo da Telecine em 24 de fevereiro. (lembrando que na lista de pré-indicados já divulgada entrou na categoria de Canção Original e Som)
 
ATAQUE DOS CÃES
 
Esse está bem fácil de localizar para assistir, já que é produção do maior streaming, Netflix. Filme espetacular dirigido por Jane Campion, e aqui faço um adendo para falar sobre a sensibilidade e olhar impecável da diretora. Acompanhamos a história de um fazendeiro que quer terminar o casamento do irmão. E é só isso que posso falar! Bem faroeste, mas sem entrar no estereótipo de filmes de faroeste dos Estados Unidos. Meu palpite? Vai ser o filme com mais indicações em categorias, entre elas Melhor Filme. Além de Belfast, tem grandes chances de levar. Na lista de pré-indicados já divulgada, entrou na categoria de Trilha Sonora e Som.
 
LICORICE PIZZA
 
O super premiado Paul Thomas Anderson é o diretor e roteirista de Licorice Pizza. Sem dúvida, o filme estará nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Roteiro. No filme, acompanhamos dois jovens com uma certa diferença de idade que se apaixonam na década de 1970. Filme leve, bacana e lindíssimo em sua técnica, além de mostrar o lado traiçoeiro do primeiro amor. Marcado para estrear em 17 de fevereiro nos cinemas nacionais.
 
AMOR, SUBLIME AMOR
 
Mais um filme dirigido por queridinho de Hollywood, Steven Spielberg, que desde os 10 anos de idade sonha em fazer o remake de Amor, Sublime Amor, de 1961. Novamente, provável que veremos essa obra nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Filme (lembrando que na lista de pré-indicados já divulgada entrou nas categorias de Cabelo e Maquiagem e Som). Aqui acompanhamos um romance bem Romeu e Julieta, mas com divergências étnicas. Se ainda não assistiu o filme de 1961, recomendo, grande clássico musical! Disponível no cinemas.
 
NO RITMO DO CORAÇÃO
 
Disponível no Amazon Prime Video, No Ritmo do Coração é um filme lindo, sensível e puro. Protagonizada por uma adolescente que se vê dividida entre as obrigações familiares e a vontade de seguir seus próprios sonhos. Em uma família onde apenas ela escuta, as dificuldades começam a aparecer. Obra dirigida e roteirizada por Sian Heder, tem bem o perfil de filmes que o Oscar gosta. (lembrando que na lista de pré-indicados já divulgada entrou na categoria de Canção Original)
 
 
O BECO DO PESADELO
 
Depois de cinco anos parado, Guilherme Del Toro chega com nova obra. Bem característico como sempre, traz doses de sombrio, fantasia, subgênero noir e muito mistério. O filme é um remake de “O Beco das Almas Perdidas” de 1947 e apresenta um circo de horrores no começo do século 20. Filme com realismo e macabro ao mesmo tempo que se encontra disponível no cinema. Sem dúvidas, vai estar na categoria de Melhor Filme e ainda acho que entra na de Melhor Diretor também, fora uma possível Direção de Arte. Lembrando que na lista de pré-indicados já divulgada, entrou na categoria de Cabelo e Maquiagem.
 
E claro que temos filmes como A Casa Gucci, A Filha Perdida, King Richard, Apresentando os Ricardos, Duna e Não Olhe Para Cima que provavelmente aparecerão em uma ou mais categorias, alguns estão na lista de pré-indicados já divulgada.
 
Diz pra mim, concorda com a análise? Logo mais volto com a lista divulgada.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *