As mulheres representam a maioria dos servidores da Prefeitura de Curitiba. Das 26.010 pessoas, 20.534 são mulheres, ou 79% do total. Elas estão em todas as secretarias e predominam fortemente em pastas como Educação, Saúde e Ação Social, segundo levantamento da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).
Essa tendência histórica pode estar relacionada às áreas de atuação, pois as carreiras que mais têm mulheres são as das professoras, profissionais de enfermagem, educadores e assistentes sociais.
“As mulheres que trabalham na Prefeitura têm papel fundamental na construção da cidade. Elas estão em todas as secretarias e órgãos, pensam a cidade, são gestoras atentas e sempre prontas para novos desafios. Todos aprendemos com as servidoras municipais de Curitiba”, afirma o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira.
Os dados da Smap apontam ainda que entre os servidores com cargos de chefia e assessoramento, as mulheres também têm representatividade com 60% do total, o equivalente a 2.720. Elas são responsáveis pelo gerenciamento de equipes ou pelo assessoramento técnico de projetos. O total de funções gratificadas e de cargos comissionados é de 4.539 pessoas.
As mulheres entre os 41 e os 50 anos de idade são o maior grupo – mais de 41% do total –, seguidas das que têm de 51 a 60 anos (25%) e das com 31 a 40 anos (23%).