HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

07/02/2023



Sem Categoria

Super quarta

 Super quarta

Por Elis Ribas – 

Se você acompanha o mercado, já deve ter ouvido esse termo. Se não, eu explico.

 

Em quatro quartas-feiras do ano de 2022, teremos anúncios simultâneos de taxa básica de juros brasileira e americana. Nesse dia, o mercado fica extremamente sensível e volátil.

 

E o que esperar?

 

Tanto Brasil quanto EUA estão passando por períodos de inflação muito mais alta do que o esperado. Quando a pandemia começou a mostrar sinais de melhora, vem uma guerra e o preço das commodities dispara. A previsão para os próximos meses ainda não agrada os economistas, que dizem que ambas seguirão nessa batida: ao infinito e além.

 

Subir a taxa básica é uma manobra para tentar contrair a economia. Falando de uma forma simples e deixando o economês de lado: o dinheiro fica mais caro.

 

Empréstimos, financiamentos, cartão de crédito, etc a juros altíssimos. Isso significa menos dinheiro no mercado, ou seja, as pessoas gastam menos, a demanda cai e, para voltar a vender, os preços diminuem. Caindo o preço, cai a inflação.

 

Por outro lado, com a Selic alta, a renda fixa volta a ser extremamente atraente, afinal o 1% ao mês é possível sem o risco da renda variável. Assim, a fuga da bolsa de valores e o recorde de venda de papéis como LCA, LCI e CDB, que contam com Fundo Garantidor de Crédito, é o novo normal das maiores casas de investimento do Brasil.

 

Nesse cenário de incertezas e cenários conturbados, informação e cautela são pontos cruciais na tomada de decisão de como gastar e investir o seu dinheiro.

 

*Esse texto não contém sugestão de investimentos. Para isso, contate um profissional.
_____________________________________________________________________
Elis Ribas é agente de investimentos e colunista do HojePR

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *