HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

07/02/2023



Sem Categoria

Sustentabilidade e vendas

 Sustentabilidade e vendas
Por Silvio Lohmann –

Pesquisa da BBC Global News revela que 81% dos consumidores avaliam que empresas que têm compromissos com a sustentabilidade agregam valor aos seus produtos. Para 79% das pessoas ouvidas, as práticas sustentáveis contribuem na decisão de compra.

 

Desconhecimento sustentável

Na outra ponta, há um “desconhecimento sustentável” sobre a sustentabilidade na produção. O levantamento da BBC revela que 63% dos compradores desconhecem qualquer iniciativa que seja executada por 27 das maiores marcas globais. Resumo: ou falta engajamento ou falta ação para que isso seja percebido e valorado pela sociedade.

 

ESG é sobrevivência

Nos dias atuais, os conceitos da sigla ESG (Environmental, Social and Governance) são fundamentais para gerar novos negócios, atrair investidores e consumidores. Entender do assunto é critério básico para dirigir e sobreviver numa grande corporação. O mercado exige executivos comprometidos com os requisitos da sustentabilidade (ambiental, econômica e social).

 

Mulher no comando

Uma pesquisa da Teva Indices revela que somente 14,1% dos integrantes de conselhos de administração de companhias de capital aberto do Brasil são mulheres. Apenas 26 executivas têm cadeiras nesta instância de direção, enquanto 307 homens ocupam a presidência de conselhos de empresas com ações na bolsa. O estudo mostra ainda que quanto mais mulheres em postos de comando, melhor a performance e o engajamento da organização nas pautas de ESG.

 

Micro e minigeração de energia

Com a vigência da lei 14.300, que instituiu o marco legal para micro (75 kW) e minigeração (5 MW) de energia, a previsão é de que os investimentos na área tenham crescimento de até 250% na instalação de novas “usinas”. Estimativa da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica é que o setor movimente R$ 50,8 bilhões no Brasil em 2022. Deste total, 80% vão para projeto de geração distribuída.

 

Amadurecem empregos verdes

Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), afirma que a transição para a economia de baixo carbono vai abrir espaço para a ampliação dos chamados empregos verdes. Um dos segmentos com maiores possibilidades de expansão de vagas é o de energias renováveis.

 

Geração limpa

Estudo feito em 47 países pela European Climate Foundation aponta a existência de 13 mil projetos de geração limpa prontos para serem iniciados ao redor do mundo, com potencial para abrir 10 milhões de empregos diretos ou na cadeia de fornecimento. No Brasil, há possibilidade de abertura de 600 mil vagas.
____________________________________________________________
Silvio Lohmann é jornalista. Atuou como repórter e editor de publicações setoriais. Tem uma longa trajetória profissional na área pública. Coordenou as áreas de imprensa do Sistema Fiep, entre 2003 e 2009, e do Governo do Paraná, de 2011 a 2021.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *