HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

08/02/2023



Sem Categoria

UFPR exige passaporte vacinal de estudantes para retorno

 UFPR  exige passaporte vacinal de estudantes para retorno

A Universidade Federal do Paraná mantém para a próxima segunda-feira, 14 de fevereiro, a retomada das aulas presenciais na instituição. De acordo com análise da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Novo Coronavírus na UFPR, há uma melhora significativa no quadro da pandemia de Covid-19 na região, tornando o retorno possível. O calendário acadêmico iniciou em 31 de janeiro, na modalidade híbrida.


“Estamos ouvindo a ciência, como fazemos desde o início da pandemia. A ciência nos dizia, e isso se confirmou agora, que no final de janeiro estaríamos no pico dos números relativos à Covid-19. Também havia a previsão de queda nos números em meados de fevereiro, na taxa de contaminação e de hospitalizações, o que está ocorrendo. Com esses dados, confirmamos a retomada das aulas 100% presenciais na próxima segunda-feira”, afirmou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca. O reitor lembrou que a retomada vai exigir a apresentação de comprovação de esquema vacinal contra Covid-19 e ainda o uso de máscaras, como reforço de biossegurança.


Comprovante vacinal
Os alunos deverão inserir os comprovantes de esquema vacinal completo contra Covid-19, no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), para assistir as aulas presenciais. Os professores e as coordenações vão verificar os comprovantes dos alunos, bem como os integrantes da Comissão de Verificação.


Todos os servidores, técnicos e professores, deverão também apresentar este comprovante vacinal para ter acesso à UFPR, de acordo com a Resolução nº 01/22, do Conselho Universitário (COUN). Esta regra vale para todos, alunos, professores, técnicos, empregados públicos, trabalhadores terceirizados e visitantes.


A Resolução nº01/22 considera como documentos de comprovação do esquema vacinal completo a carteira de vacinação digital, a cópia de imagem da tela ou de aplicativo de instituição competente, brasileira ou estrangeira, além de comprovantes, cadernetas ou cartões de vacinação em papel timbrado. Quem ainda não completou a vacinação terá o acesso provisório garantindo, devendo realizar a comprovação no tempo previsto pelas autoridades sanitárias.


As pessoas com contraindicação médica para a imunização contra a Covid-19 devem apresentar declaração assinada por médico com registro no Conselho Regional de Medicina. Aqueles que não realizaram a imunização contra a Covid-19 terão o acesso presencial à universidade condicionado à apresentação periódica de exame tipo RT-PCR ou antígeno com resultado negativo para SARS-CoV-2 a cada 72 horas, que também deverá ser inserido no SIGA.


A fiscalização será realizada pela Comissão de Verificação, pelas coordenações de curso e pelos próprios professores.


Casos suspeitos e confirmados
Os casos suspeitos de Covid-19 devem ser relatados ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (NEPES), que irá rastrear as pessoas que tiveram contato com um caso suspeito ou confirmado. O objetivo é interromper a cadeia de transmissão e prevenir a ocorrência de novos casos. As coordenações de curso (em caso de alunos) e as chefias imediatas (em caso de trabalhadores) também devem ser informadas.


A comunidade da UFPR poderá entrar em contato com o NEPES pelos telefones (41) 98482- 0007 e (41) 98482-0008 ou pelo e-mail nepes@ufpr.br para esclarecimento de dúvidas, orientações e comunicações.


O NEPES preparou um guia com informações e orientações para o retorno presencial. A leitura é recomendada para todos.


Plataforma CHECK UFPR
Todos podem utilizar a plataforma CHECK UFPR, que vai monitorar e alertar a incidência de novos casos. O aplicativo gratuito desenvolvido na UFPR funciona por meio de QR Code nas salas de aula e outros ambientes. O sistema alerta em caso de contato com pessoas que testaram positivo para Covid-19. O cadastro na plataforma e o uso do CHECK UFPR pode ser feito normalmente pelo navegador WEB, por qualquer computador ou celular.


A universidade recomenda que docentes, estudantes, técnicos-administrativos e colaboradores terceirizados se cadastrem na plataforma antes da retomada presencial. Neste link há instruções para auxiliar os gestores na criação de salas pelo site. Clicando aqui o usuário aprende como usar o CHECK UFPR para fazer check-in e check-out nos espaços.


Restaurantes Universitários
Os Restaurantes Universitários (RUs) da UFPR estão funcionando desde 31 de janeiro, juntamente com o retorno do calendário acadêmico. Os Rus oferecem alimentação no local ou a opção de marmita para os usuários que quiserem se alimentar fora dos refeitórios, como alternativa para garantir a biossegurança e reduzir as chances de contaminação por SARS-CoV-2.


Para acessar os restaurantes, os usuários apresentam comprovante de vacinação contra Covid-19 ou laudo de resultado negativo de exame para testagem do coronavírus, emitido em até 72 horas. Os restaurantes devem integrar em breve o SIGA e, assim, os usuários não terão de apresentar comprovante na entrada.


É obrigatório o uso de máscaras para ter acesso ao buffet e circular pelo local. A retirada somente é permitida no momento da alimentação. Os restaurantes disponibilizam dispensadores com álcool em gel 70% e pias com água e sabão para higienização das mãos dos usuários, além de garantir distanciamento e controlar a ocupação dos locais, de acordo com as normas sanitárias de cada município.


Calendário acadêmico
Com a pandemia, o calendário acadêmico ficou desregulado em relação ao calendário civil. A readequação está prevista para 2023.


Apesar da retomada presencial, o ensino híbrido ainda poderá ser usado em casos excepcionais, como oferta de muitas vagas por turma ou casos de infecção por SARS-CoV-2
Auxílio Emergencial – Biossegurança e Higiene Pessoal.


A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) concedeu o auxílio de R$ 90 em cota única no final de 2021 para estudantes com cadastro ativo no PROBEM e classificação A, ou seja, com renda per capita média familiar entre zero e um salário mínimo. Alunos e alunas com cadastro no Programa PROMISAES também receberam o benefício.


O auxílio foi para aquisição de materiais de segurança e de higiene pessoal, como máscaras de boa qualidade, álcool em gel e produtos de limpeza de uso pessoal, visando o retorno presencial.


Outras recomendações
O guia produzido pelo NEPES recomenda o uso de máscaras PFF2 (N95) nas dependências e equipamentos da UFPR. O material explica a maneira correta de colocar, retirar e de acondicionar a máscara durante o momento das refeições e de trocas. Orienta também sobre a higienização constante das mãos com água e sabão ou com álcool a 70%, protocolos para uso de banheiros, elevadores, espaços comuns, refeitórios, eventos, atividades artísticas, bibliotecas e nos transportes mantidos pela UFPR.


Recomenda-se também que portas e janelas sejam mantidas abertas para garantir a ventilação dos ambientes. As reuniões devem ser realizadas em grupos pequenos, com o tempo mais curto possível de duração. Pede-se que os alunos evitem contato com estudantes de outras turmas e mantenham distanciamento.

Fonte: UFPR

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *