HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

12/07/2024

NEGÓCIOS

Verão: dicas de alimentação para o paciente oncológico

O verão tem sido de dias de calor intenso e o cuidado deve ser redobrado para pacientes em tratamentos de câncer. A nutricionista oncológica do IOP (Instituto de Oncologia do Paraná), Karen Inamassu, separou algumas dicas para deixar esse período mais leve e saudável.

 

Segundo ela, pode acontecer do calor piorar os sintomas de quem está em tratamento de saúde, mas é um fator bem individual, de acordo com a condição geral do paciente. “Há uma recomendação de cuidado com a exposição ao sol nos períodos em que a radiação é mais intensa. Além disso, deve ser dado uma atenção especial à ingestão de líquidos para otimizar a hidratação. O consumo de frutas ricas em água contribuem, como melancia, melão e laranja”, comenta.

 

Outra dica é evitar o consumo elevado de sal nas refeições e alimentos industrializados. “Preferir sempre a alimentação mais natural, variada em frutas, verduras, legumes, grãos, além da proteína de carne, frango, peixe e ovos. Muitas vezes, os alimentos gelados se tornam mais atrativos nessa época. Mas é importante ressaltar que, para determinados tratamentos, o alimento gelado não é bem tolerado e deve ser evitado. Por isso é importante se informar com a equipe multidisciplinar”, complementa Karen. Vale lembrar que o IOP oferece serviço nutricional gratuito a todos os pacientes em tratamento.

 

E, pra finalizar, a hidratação é indispensável! Para ajudar a entender a quantidade de líquido que deve ser ingerida, pode ser feito um cálculo fácil multiplicando o peso por 35 ml. Por ex: 60 kg x 35 ml = 2100 ml de água ao dia. Para idosos, o cálculo deve ser feito com 30 ml de água. “Para auxiliar na ingestão, pode ser realizada a preparação de água saborizada com limão, hortelã, gengibre, consumo de sucos naturais e água de coco”, indica a nutricionista oncológica do IOP.

 

E que tal aproveitar para aprender duas receitas bem fáceis e ideais para essa época?

 

Água de Coco com Frutas

Ingredientes:

6 uvas

6 morangos

2 rodelas de abacaxi;

1 kiwi;

2 rodelas de limão;

1 litro de água de coco gelada.

 

Modo de preparo:

Lavar bem os morangos e as uvas, e cortá-los ao meio. Cortar as rodelas de abacaxi em cubos médios. Colocar todos os ingredientes em uma jarra, misturando bem com uma colher. Servir em seguida e, após, armazenar na geladeira.

 

Picolé de melancia e morango

Ingredientes:

1 fatia grande de melancia

10 morangos

100 ml de água de coco

1 limão

Lascas de gengibre

 

Modo de Preparo:

No liquidificador, bater o abacaxi, a couve, a maçã e a água de coco gelada. Coar a mistura e voltar a bater com a hortelã. Distribuir o preparo em formas para picolé e levar ao congelador por 2 horas. Espetar os palitos de sorvete e levar de volta ao freezer. Desenformar os picolés e servir quando estiverem prontos.

 

Sobre o IOP – Instituto de Oncologia do Paraná:

Com quatro sedes estrategicamente localizadas em Curitiba (PR), o IOP (Instituto de Oncologia do Paraná) comemorou em 2023 seus 28 anos de fundação. Hoje a empresa faz parte de uma holding, o Grupo Med4U. Além do IOP, estão no guarda-chuva o IOP Educa, IOP Pesquisa, Mantis Diagnósticos Avançados, Valencis Home Hospice e Oncoville, centro de radioterapia.

 

Destaques para a parceria com o Hospital São Marcelino Champagnat, desde dezembro de 2021, assim como a parceria com o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Vale ressaltar que o IOP é a única clínica do sul do Brasil a fazer parte da Rede Einstein de Oncologia e Hematologia, para discussão de casos, troca de conhecimentos e encaminhamento de casos raros e mais complexos quando necessário.

 

Com 87 médicos no corpo clínico e 184 colaboradores, o IOP oferece os mais avançados tratamentos no câncer, conjugando Medicina de qualidade, tecnologia e humanização. Conta ainda com uma equipe multidisciplinar, incluindo Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Farmácia para o enfrentamento positivo da doença. Os tratamentos de ponta ainda são beneficiados com diferenciais como cromoterapia, aromaterapia e musicoterapia. Para agendar sua consulta, acesse nosso site https://iop.com.br/

 

Mais informações:

https://iop.com.br/

 

Mateus Leme

Rua Mateus Leme, 2631 B

(41) 3207-9797

 

Batel

Rua Saldanha Marinho, 1814

(41) 3207-9798

 

Oncoville

Marginal Rodovia BR-277, 1437

(41) 3099-5800

 

Hospital São Marcelino Champagnat

Av. Presidente Affonso Camargo, 1399

(41) 3087-7600

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *