HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

02/05/2024



Sem Categoria

Você já se sentiu frustrado?

 Você já se sentiu frustrado?

Sabe quando você quer alguma coisa e não consegue?

Ou sabe quando você planeja alguma coisa e essa coisa não acontece do jeito que você queria?

Isso é o que chamamos de frustração… que é quando criamos uma certa expectativa e ela se quebra.

Ao longo do tempo aprendemos “a duras penas” a trabalhar esse sentimento em nossa cabeça…, mas isso não é nada fácil…

Traduzindo para o empresarial posso listar diversos motivos de frustação… tenho certeza que você vai se identificar com alguma ou com várias delas.

Eu me deparo muito com essas frustações ainda hoje em meus clientes.

1. Salário – esse é um dos motivos mais comuns… é quando vemos que não somos reconhecidos e isso só piora quando vemos a chegada de novos colegas com salários bem maiores que os dos funcionários mais antigos;

2. Falta de reconhecimento – o velho e bom feedback que muitas vezes não são aplicados corretamente nas empresas. Essa semana mesmo ouvi um relato de um funcionário que não sabe se é reconhecido ou não. Ele chegou a pedir feedback do seu líder e não recebeu.

3. Ambiente de trabalho – quem nunca trabalhou “cercado por cobras”? Sabe aquela turma que fala mal de todo mundo? Aquela turma que acha que sabe tudo e desmerece os colegas? Isso é um sério problema no mundo corporativo e muitas vezes essas pessoas não percebem que prejudicam o ambiente de trabalho e isso afeta a produtividade…

4. Falta de organização – esses dias eu ouvi um relato de um candidato que me disse que saiu da empresa porque ele não sabia o que tinha que fazer e que era tudo muito confuso, “difícil de trabalhar”.

O fato é que nas empresas não são somente os funcionários que se frustram!!! No meu dia a dia eu também escuto relatos dos empresários…

1. A reclamação que eu mais escuto é infelizmente a falta de engajamento dos funcionários. Muitos não se dedicam e não vestem a camisa da empresa.

2. Falta de proatividade, não se interessam em aprender ou a fazer coisas que estão fora das suas atividades contratadas.

3. Funcionários que não sabem trabalhar em equipe… não sabem compartilhar informações e não sabem alcançar metas juntos.

Acredite, todos esses relatos resultam em frustração…

Mas como vencer essas frustrações? De um lado funcionários frustrados, de outro lado empresários com o mesmo sentimento!!!

Seguem algumas dicas que valem para ambos:

1. Foco no problema – Busque resolver o problema e não achar o culpado. Resolva o que deve ser resolvido e depois corrija para não acontecer mais. Não transforme um problema num caos ou numa “caça às bruxas”.

2. Analise a situação, observe e interprete o que houve. Será que tudo que poderia ser feito realmente foi feito?

3. Use de feedback. Essa ferramenta deve ser usada corretamente, com exemplos sólidos e dicas maduras. Se não existe feedback, peça-o.

4. Fale de forma assertiva. Transmita o ocorrido de forma clara, demonstrando com exemplos o que está acontecendo.

5. Está se sentindo desmotivado? Entenda o que tem de errado e busque solução!

Perceba que a comunicação deve ser sempre clara e objetiva. Não espere que as pessoas descubram o que você espera delas e nem o que os outros esperam de você!!!

Seja sempre assertivo e educado para exprimir o que deve ser feito, dê sugestões, seja participativo, saiba ouvir e sempre analise a situação. A solução pode estar na sua frente.


Confira outras colunas da Karla Kuster. Clique aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *