HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

07/02/2023



Sem Categoria

Zanicotti vence Giacoia e é o nome mais votado no Ministério Público

 Zanicotti vence Giacoia e é o nome mais votado no Ministério Público

Os promotores do Ministério Público escolheram hoje os nomes dos três representantes indicados para o cargo de Procurador-Geral de Justiça. O nome mais votado pelos promotores foi Francisco Zanicotti recebeu  418 votos, seguido pelo procurador de Justiça Gilberto Giacoia com 414 votos e o promotor de Justiça, Fuad Chafic Abi Faraj recebeu 106 votos.

 

Com apoio da turma mais jovem do Ministério Público, Zanicotti acaba com a hegemonia de Giacoia que ocupou três vezes a função. Os nomes dos três indicados será encaminhado ao governador Ratinho Junior que ira escolher quem ocupará o cargo.

 

É praxe que o governador escolha o nome do promotor mais votado pela instituição. Apenas o governador Roberto Requião desrespeitou este rito. E por causa disso, o Ministério Público rachou  internamente. Dentro do Ministério Público há um receio do governador optar por Giacoia, que perdeu por 4 votos.

 

O receio é tanto que a  Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) encaminhou ao governador Ratinho Junior ofício expressando seu desejo de que seja respeitada a vontade expressa nos votos.  O ofício assinado pelo presidente da CONAMP, Manoel Murrieta destaca que “Em consonância com a missão constitucional do Ministério Público de guardião do regime democrático, e cumprindo o disposto na Resolução Conamp n. 01/03, as entidades representativas da classe têm assumido historicamente o compromisso de defender a escolha do candidato mais votado nas eleições para a composição de listas tríplices”.

 

O documento reforça ainda que “Destarte, reconhecendo e respeitando o poder de Vossa Excelência em escolher um dos integrantes da lista, mas confiando na firmeza de vossas convicções democráticas, afirmadas ao longo de toda a vida pública, em nome da Diretoria e do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público- CONAMP, entidade de classe que congrega cerca de 15 mil procuradores e promotores de Justiça do Brasil, postulamos que a escolha do Procurador-Geral de Justiça do Estado do Paraná recaia sobre o candidato mais votado”.

 

Eleição

Participaram do pleito, 769 membros da instituição, foram  2 votos em branco e 4 votos nulos. O presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), André Tiago Pasternak Glitz, parabenizou os candidatos pela expressiva votação e pela demonstração de respeito à democracia, a natureza do Ministério Público brasileiro e, consequentemente em se submeterem ao processo eleitoral que externou a vontade da classe. “O processo eleitoral é o ápice do sistema democrático e dá legitimidade na condução do MPPR e na representatividade da instituição. Nesta eleição tivemos candidatos muito experientes que souberam conduzir o processo de forma harmônica e propositiva, o que condiz com a história do nosso MPPR”, afirmou Glitz.

 

A Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público encaminhará ao governador do Estado Carlos Massa Ratinho Junior, ofício comunicando a composição oficial da lista tríplice ao cargo de Procurador-Geral de Justiça resultante da eleição interna que teve a participação maciça dos membros. O indicado e nomeado pelo Governador conduzirá o MPPR pelo biênio 2022/24.

 

A eleição foi realizada das 9 às 17 horas, mediante voto direto, secreto e plurinominal (cada eleitor pode votar em até dois candidatos).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *