Pular para o conteúdo
FERNANDA-CABECA-COLUNA

Autocuidado: sua prioridade para 2025

27/12/2024

Mais um ano chega ao fim, e com ele a oportunidade de refletirmos sobre o que foi vivido, aprendido e deixado para depois. O início de um novo ano nos inspira a recomeçar, trazendo consigo a promessa de novas possibilidades. É como se tivéssemos a chance de plantar novas sementes, nutrindo-as com intenções, escolhas e ações que refletem o que queremos para nós mesmos. Em 2025, quero convidar você, leitor, para priorizar o que realmente importa e fazer deste novo ciclo um período de renovação e cuidado consigo mesmo.

Normalmente, nossos desejos de ano novo giram em torno de conquistas externas, como dinheiro, viagens ou até um novo relacionamento. Mas já parou para pensar que tudo isso só é possível quando estamos bem? Sem saúde, falta energia para realizar sonhos, disposição para explorar novos destinos e amor-próprio para construir boas relações. Desta forma, para ter saúde, é necessário se colocar em primeiro lugar, e isso não se trata de ser egoísta, mas de compreender que, ao cuidar de si, você se torna mais forte para cuidar dos outros e ter energia para poder realizar todo o resto. Portanto, ao longo do ano que se inicia, permita-se ouvir mais as suas necessidades e pratique o autocuidado em todas as suas formas: física, mental e emocional.

Cuidar de si não precisa ser algo complicado, está nos gestos mais simples consigo mesmo, como ouvir mais suas necessidades e agir em prol delas. Permita-se respeitar seus limites e também aprender a dizer sim para o que realmente importa. Talvez você descubra que aquele café da manhã tranquilo ou o ritual de fazer um chá são formas de acolher a si mesmo e, aos poucos, construir uma vida mais calma e harmoniosa.

Comece cuidando da alimentação, que é um ato de amor-próprio e que reflete diretamente na saúde do corpo e da mente. Ela está profundamente conectada à nossa qualidade de vida, não apenas por contribuir para a prevenção de doenças, mas também por ser um dos pilares para viver com mais disposição e vitalidade. Escolher alimentos naturais e ricos em nutrientes não apenas fortalece o organismo, mas também promove equilíbrio e energia para enfrentar o dia a dia. Ao preparar suas refeições com carinho e atenção, você transforma algo cotidiano em um momento de cuidado, que pode fazer uma grande diferença ao longo do ano.

Uma extensão desse autocuidado é a prática regular de atividade física, que complementa os benefícios da alimentação, promovendo a saúde física e mental. Os exercícios liberam endorfinas, melhorando o humor, reduzindo a ansiedade e reforçando a conexão entre corpo e mente. Encontre algo que você goste e que faça você se sentir bem. Dedicar pelo menos 30 minutos do seu dia fazendo exercícios faz toda a diferença para fortalecer o corpo e equilibrar as emoções.
Outra estratégia transformadora é priorizar sua saúde emocional. Encontre tempo para silenciar a mente, seja por meio da meditação, da leitura ou de momentos com você mesmo. Cultive bons relacionamentos, converse com amigos e familiares, busque estar com pessoas agradáveis ao seu lado, dê mais atenção às pessoas que você ama e simplesmente ouça mais. Relações saudáveis são fundamentais para nossa saúde mental.

Simplifique também a forma como você lida com sua rotina. Priorize o que realmente importa e seja gentil consigo mesmo ao planejar seus dias. Nem tudo precisa ser resolvido imediatamente. Permitir-se descansar quando necessário, pois pode aliviar o estresse e trazer mais clareza mental. Além disso, experimente reservar um dia na semana para fazer algo que você realmente goste. Pode ser um novo hobby ou simplesmente relaxar. Esses pequenos momentos são fundamentais para uma vida mais equilibrada.

Sabemos que mudar não é fácil, mas é necessário. Que 2025 possa ser o ano em que você decide transformar hábitos, rever prioridades e criar uma rotina mais alinhada com seus valores. Meu desejo para você é que este novo ano traga não apenas transformação, mas também a certeza de que cuidar de si mesmo é o maior presente que você pode se dar.

Leia outras colunas da Fernanda Ghignone aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *