ANO IV

25/06/2026

HojePR

CAMPO LARGO

Bandeira vermelha será mantida no mês de setembro

03/09/2025

Acionada pela primeira vez este ano no mês de agosto, a bandeira que indica condições muito críticas para geração de energia continuará vigente em setembro, conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Desta forma, para cada quilowatt-hora (kWh) consumido, são acrescentados R$ 0,07877 — contando com os impostos que incidem sobre esta tarifa, o aumento chega a R$ 0,09877 por kWh consumido. A cobrança é proporcional à data de leitura/emissão da fatura.

O anúncio foi feito pela agência reguladora na sexta-feira (29/08). A justificativa da ANEEL para acionar a bandeira vermelha no segundo patamar pela primeira vez em 2025 é a incidência de chuvas abaixo da média, o que reduz a geração de energia por meio de hidrelétricas e leva ao acionamento de usinas com custo maior, como as termelétricas.

O Sistema de Bandeiras Tarifárias é totalmente regulamentado pela ANEEL, as distribuidoras de energia não possuem qualquer gerenciamento. Todo o valor arrecadado é repassado ao Ministério de Minas e Energia, através da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O Sistema foi criado em 2015 com o objetivo de sinalizar aos consumidores as condições e os custos de geração de energia. Apenas o estado de Roraima, que não está integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), não é afetado pelas bandeiras tarifárias.

Leia outras notícias no HojePR.
• Siga o HojePR no Instagram.