O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi, oficializou, nesta quarta-feira (1), sua filiação ao Republicanos. A mudança partidária foi formalizada durante a janela de transferências e marca o início de uma nova etapa na trajetória política do deputado estadual, que confirmou que é candidato ao governo do Paraná nas eleições deste ano. “É um novo momento, com a oportunidade de somar forças e continuar trabalhando pelo Paraná, sempre buscando resultados concretos para a população”, afirmou Curi.
A filiação ocorre após a saída do parlamentar do PSD, legenda do governador Ratinho Junior. Curi aguardava a definição do grupo governista sobre quem seria o candidato à sucessão estadual, mas, diante da indefinição e do avanço do calendário eleitoral, optou por buscar novo espaço político para viabilizar seu projeto de candidatura ao Palácio Iguaçu.
A troca de partido não significa ruptura com o governador, diz Curi. “Pelo contrário, reafirma a responsabilidade de seguir contribuindo com um projeto que transformou o nosso Estado, com equilíbrio, diálogo e foco em resultados concretos para a população. Seguimos juntos, com responsabilidade, serenidade e compromisso com o nosso Estado”, disse ele.
Candidatura ao governo
Ao confirmar a mudança de partido, Curi reiterou que vai disputar o governo do Paraná. O deputado, que preside a Alep no biênio 2025–2027 e cumpre seu sexto mandato consecutivo como parlamentar estadual, já vinha sendo apontado como um dos principais nomes da base governista para a sucessão estadual.
A decisão de migrar para o Republicanos, segundo interlocutores políticos, cria uma plataforma própria para sua pré-campanha e permite ampliar as negociações com diferentes grupos partidários. O movimento também reposiciona o partido no tabuleiro político estadual, ao colocá-lo diretamente na disputa pelo comando do Executivo paranaense.
Conversas com Greca para a vice
Nos bastidores, a montagem da chapa de Curi já começa a ser discutida. Segundo uma fonte do HOJEPR, as conversas estão avançadas para que o ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, seja o candidato a vice-governador.
A eventual composição reuniria duas figuras de forte presença política no Paraná e poderia formar uma aliança com potencial de impacto na corrida estadual. Nos últimos meses, os dois nomes já vinham sendo mencionados como possíveis protagonistas na sucessão estadual, seja em candidaturas próprias, seja em uma chapa conjunta.
“A política exige maturidade, capacidade de construir caminhos e, acima de tudo, compromisso com o futuro. É com esse espírito que sigo trabalhando, ao lado de lideranças de todas as regiões, ouvindo os municípios e ajudando a construir, de forma coletiva, os próximos passos do Paraná”, disse Curi.



