HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

16/07/2024

alexandre teixeira

Ele chegou

alexandre teixeira vinho hojepr (1)

Que toquem as trombetas, o inverno chegou!! Está na hora de corrermos para as nossas adegas e sacar aqueles tintos que estamos guardando para a chegada do frio. Vamos tomar logo estes vinhos antes que o verão volte outra vez e acabe com a alegria daqueles que gostam das baixas temperaturas. Eu gosto do calor, mas também adoro o frio. Na verdade eu gosto mesmo é do clima de Curitiba, aquela meia estação eterna, ou as quatro estações do ano em um único dia.

Como a previsão da meteorologia é de temperaturas muito baixas, perto do zero, a gente tem que se preparar rapidamente. Ficar em casa, quem sabe com a lareira ligada, um filme na TV ou uma boa música tocando. Comida quente, pão, queijo, enfim. Usemos a imaginação e vamos explorar a despensa atrás de guloseimas.

Na minha adega tem muita coisa boa guardada que estava esperando a chegada do frio para ser explorada. Já desbravei o local e tratei de tomar dois bons tintos para poder contar aqui. O primeiro é um vinho português (outra vez Alexandre!!), de uma das mais belas regiões da grande Lisboa, a Comporta. Existem duas maneiras de ir para este famoso balneário lusitano. O caminho mais curto é por Setúbal e embarcar na balsa que atravessa o canal que separa a cidade deste braço de terra banhado pelo Oceano Atlântico, onde o Cristiano Ronaldo, por exemplo, costuma tirar uns dias para descansar. A região de praias de areias brancas, muito vento, água fria, e resorts 5 estrelas, também tem bons vinhos.

alexandre teixeira vinho hojepr (3)

Este vinho da Herdade da Comporta veio na mala em uma das viagens para Portugal. Na verdade veio um caixa de madeira com quatro garrafas dentro. Levei um bronca da minha esposa, que depois acabou me dando de presente de Natal um case de vinhos para colocar na mala e evitar esse tipo de bagagem. É uma propriedade que tem sua história iniciada em 1836, e hoje possui um hotel muito bacana e exclusivo. São apenas 35 hectares de vinhas, 30 de uvas tintas e 5 de uvas brancas. O vinho Parus passa uma temporada de até 12 meses em barricas de carvalho francês e americano, e não é o topo de gama. É uma mistura de duas uvas e alto teor alcoólico. No copo ter uma cor rubi mais negra, aromas de balsâmico com frutas pretas, e na boca ele é bastante persistente.

alexandre teixeira vinho hojepr (4)

Mas e se a nossa a temporada de frio for longa? Tomo ou guardo? Depende do cliente. Eu tomo porque não sei o dia de amanhã, e por isso abri também o vinho italiano Sassomagno do produtor Fillippo Fanti da região de Montalcino. Um vinho que foi comprado numa daquelas promoções com 50% de desconto. Um blend de quatro uvas, com passagem em barricas de carvalho, que na taça tem uma cor rubi mais para o roxo, aromas de especiarias. e na boca uma suavidade impar diante da sua potência alcoólica.

Quem venha o frio!!!

Dicas da semana

fanti vinho alexandre teixeira hojepr

1 – vinho tinto Fanti Sassomagno Sant’Antimo Rosso DOC. Safra 2021. Blend das uvas Sangiovese, Merlot, Syrah e Cabernet Sauvignon. 14% de teor alcoólico. No site da Grand Cru por R$ 170,00.

parus vinho alexandre teixeira hojepr

2 – vinho tinto Parus Herdade da Comporta. Safra 2017. Uvas Alicante Bouschet e Castelão. 14,5% de teor alcoólico. Em sites especializados de Portugal por EU 15,00.

Leia outras colunas do Alexandre Teixeira aqui.

Fotos: Arquivo Pessoa/Divulgação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *