HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

15/07/2024

alexandre teixeira

Ocasiões especiais

ALEXANDRE TEIXEIRA VINHO HOJEPR (1)

Eu não sei se a previsão do tempo vai acertar, mas pelo visto quem aproveitou o inverno aproveitou. As frentes frias vão ser raras e os tintos com muito corpo que a gente queria tomar na frente da lareira vão ser degustados sem a lareira. Eu não tenho problema com isso, ligo o ar condicionado, baixo a temperatura no máximo que o aparelho permite e vou ser feliz.

Na semana que a temperatura ficou na casa dos 4 graus eu e minha esposa recebemos a feliz notícia que seremos avós novamente, uma menina. A notícia maravilhosa fez com que eu abrisse a adega e fosse buscar algo que realmente pudesse traduzir este momento. Achei um vinho americano que estava faz tempo guardado esperando aquele momento pra lá de especial.

ALEXANDRE TEIXEIRA VINHO HOJEPR (4)

Tem gente que viaja e costuma comprar roupas, sapatos, bolsas e eletrônicos, eu sou do tipo de viaja e coloca na mala, panelas, temperos, especiarias e vinhos. Foi numa destas viagens que retornou um vinho californiano do Napa Valley, o Artemis Stag’s Leap Wine Cellars. Foram 14 anos de garrafa até ser aberto e devidamente degustado com prazer, viva a nossa netinha!!!
Napa Valley é o destino dos sonhos de 10 entre 10 tomadores de vinhos. É um lugar maravilhoso, com vinícolas muito bem cuidadas, projetos modernos, focados em produzir bons vinhos e atender bem ao turista. Se você quer fazer esta viagem sem sair de casa existem vários filmes sobre a região, recomendo o Sideways, de 2004, que é uma comédia leve e que ajudou a elevar a fama dos vinhos de Napa.

O Artemis Stag’s Leap é uma dessas pérolas que a gente acha na vida. O produtor é o Chateau Saint Michelle, que está na região desde 1978. É um vinho de uma única uva, a Cabernet Sauvignon, que na taça apresenta uma cor vermelho-rubi bastante intensa, com aromas de especiarias, cereja, amoras e framboesas. Na boca ele é persistente e intenso com tons de carvalho, chocolate amargo, ameixa e frutas secas. Um vinhaço, que passa 15 meses em barricas de carvalho francês, que ganhou 93 pontos no Robert Parker e no James Suckling. Na sua próxima viagem passe na loja e compre, ou peça para alguém fazer isso para você, tenho certeza de que não ira se arrepender.

ALEXANDRE TEIXEIRA VINHO HOJEPR (5)

Outro vinho que abri neste dias de frio foi o espanhol Heredeiros del Marques de Riscal Reserva. Vinho ótimo, excelente custo benefício, muito fácil de tomar, que passa um total de 26 meses de estágio em barricas de carvalho. Na taça apresenta uma cor rubi, aromas de balsâmico, frutas maduras e tosta (pelo longo período em barricas), na boca ele é elegante, intenso e com um corpo médio. Os vinhos espanhóis são ótimos.

Dicas da semana

marques de riscal vinho

1 – Heredeiros del Marques de Riscal Reserva. Safra 2018. Blend de uvas Graciano, Mazuelo, Tempranillo. 14% de teor alcoólico. Nos sites de e-commerce a partir R$ 260,00.

artemis vinho

2 – Artemis Stag’s Leap Wine Cellars. Safra 2010. 100% Cabernet Sauvignon. 15% de teor alcoólico. Preço sob consulta no site da Grand Cru.

Leia outras colunas do Alexandre Teixeira aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *