HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

04/05/2024

O calor vai longe

A previsão é que o tempo quente vai permanecer pelos próximos meses. Será que um dia voltaremos ao frio, geada, neve? Não pelos trópicos, pelo menos essa é a previsão dos especialistas. Uma maneira de contribuirmos para a redução do efeito estufa é andar menos de carro, usar transporte público ou aplicativos, principalmente se for beber. Se consumiu bebida alcoólica não dirija, vai de táxi ou Uber, assim você curte mais o vinho, evita acidentes e contribui com a natureza.

 

Nesses dias de calor fui reabastecer a adega com os brancos que foram altamente consumidos por aqui. Finalmente a gente deixou o preconceito de lado e abriu o olhar e o paladar para vinhos que não são apenas os tintos. Impossível tomar um tinto muito pesado neste calor, mesmo com o ar-condicionado no último, não desce, chega a ser um desperdício. Não jogue o seu dinheiro fora, guarde os tintos, principalmente os com maior teor alcoólico e corpo, para os dias de outono e inverno.

 

Na busca por boas opções BBB (bom, bonito e barato), recebi da Cláudia da Grand Cru uma lista com diversos vinhos que entraram numa super promoção com descontos que ultrapassam os 40%. Janeiro é uma boa época para comprar porque é mês de organizar estoque, e alguns vinhos acabam sendo colocados na promoção. O site da Sonoma Market também está com ótimos preços e vale uma pesquisa mais profunda, a única questão é o frete. A logística de São Paulo para Curitiba está complexa e os últimos vinhos que comprei de fornecedores paulistas chegaram com muito atraso.

 

A loja da Grand Cru tem aqui em Curitiba e Ponta Grossa. Corre lá e tenta descobrir algo que se encaixa no teu paladar. Um branco muito bom que eles recomendaram foi o Hills Series Reserva do produtor chileno Errazuriz. Este vinho é produzido a partir de um blend de uvas brancas, a colheita é feita manualmente e o vinho passa 4 meses em barricas de carvalho francês e americano. Um vinho pronto para tomar, com a tampa de rosca, o que facilita para quem quer levar o vinho para tomar na praia ou na piscina. Um vinho frutado (bastante abacaxi), com uma leve acidez na boca e combina muito bem com frutos do mar. Um vinho com excelente custo benefício. Na loja física está mais barato que no site.

 

Se você desejar permanecer no Chile, mas mudar de vinícola e dar um belo up-grade na sua garrafa e também no preço que vai investir. A Viña Leyda tem para lhe oferecer o belíssimo Leyda Lote 5 Chardonnay. Um vinho de monocasta, que passa 10 meses em barricas de carvalho, no primeiro contato você vai notar uma cor amarelo bem vivo, sentir os aromas de amêndoas, laranja e avelã, e na boca ele é forte e muito bem estruturado. Um vinho que entrega aquilo que o seu preço mais salgado na etiqueta mostra. Se tiver disponibilidade, compre uma garrafa com um amigo e sirva gelado, entre 8 a 10 graus, vai fazer sucesso.

 

Dicas da semana

1 – vinho branco Leyda Lote 5. Safra 2018. 100% Chardonnay. 14% de teor alcoólico. No site da Grand Cru por R$ 302,90

 

2 – vinho branco Errazuriz Hills Series Reserva. Safra 2020. Blend de uvas brancas. 13% de teor alcoólico. No site da Grand Cru por R$ 76,42

 

Leia outras colunas do Alexandre Teixeira aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *