Certamente, reformar a casa com pequenos detalhes no início do ano pode ser uma maneira eficaz de revitalizar um ambiente sem a necessidade de grandes intervenções na rotina diária da família.
Essas pequenas mudanças podem ter um impacto significativo, transformando sua casa em um espaço mais agradável e convidativo. O importante é focar em detalhes que se alinhem ao seu gosto pessoal e ao estilo desejado.
Dentro deste contexto, pensei em trazer para vocês, uma técnica de pintura que não é uma novidade, mas é pouco lembrada na hora de decorar.
Você já ouviu falar de pintura setorizada? Ela separa visualmente os espaços criando um ponto de interesse no ambiente, eu adoro esse recurso visual.
Esta técnica é quando, ao invés de pintar o ambiente inteiro, você pinta apenas uma área delimitada, seja da parede ou do teto. Além de conferir amplitude, uma das principais vantagens é dar a impressão de espaços mais amplos, aconchegantes e pontuados dentro de casa. É uma mão na roda para quem pensa em ressignificar áreas da casa de forma impactante e sem precisar investir muito.
Primeiro escolha o tipo de pintura setorizada e em seguida as cores. Selecione cores contrastantes para a parede principal e as “caixas” e formas. Geralmente, as elas têm uma cor mais clara ou mais escura em comparação com a cor de fundo.
Seguem três sugestões de pintura:
• Pintura setorizada caixa ou bloco
O efeito caixa é resultado da pintura do teto ou do chão como uma continuidade da parede, a fim de dar tridimensionalidade ao ambiente. Em termos de pintura setorizada, essa é uma das melhores opções para delimitar espaços e criar novos ambientes sem precisar de reforma.
Por exemplo, em hall de entrada e na delimitação de áreas de trabalho ou estudos, apartamentos e com ambientes de múltiplas funções são ótimos espaços para aplicar essa ideia. Outro local muito legal para se colocar em prática são as cabeceiras de cama. Ficam perfeita e dispensam móveis. Sou fã desta técnica, pois ela cria a ilusão de caixas ou molduras nas paredes.
• Pintura setorizada meia parede
A meia parede também é considerada como uma técnica de pintura setorizada. Entretanto, embora possa ser utilizada também para delimitar espaços, sua vantagem principal é dar a impressão de amplitude para o cômodo. Isso acontece porque o olhar percorre a linha horizontal e assim consegue visualizar melhor o espaço como um todo.
• Pintura setorizada gráfico ou geométrico
Os elementos gráficos ou geométricos também podem ser utilizados para delimitar espaços e delimitar funções para cada área. Além das linhas e círculos, formas orgânicas, mais soltas, funciona, igualmente bem dentro dessa proposta.
Bem diversificado, hein?
As imagens são para ilustrar as ideias e, já adianto, são pratos cheios para quem pensa em dar um “up” no decor.
Aproveite para se inspirar e mãos a obra!
Leia outras colunas da Cynthia Karas aqui.