Há uma semana, a coluna tinha antecipado que o deputado Hussein Bakri (PSD) passaria a liderança do Governo ao deputado Marcel Micheletto (PSD) (link). Com a desincompatibilização dos secretários estaduais, Bakri e Gugu Bueno, que são dois suplentes, terão que deixar os cargos.
Micheletto, ainda secretário da Administração e Previdência, aceitou o convite feito pelo governador Ratinho Junior, após ser indicado para a função pelo chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega. O futuro líder do governo é conhecido por ser conciliador e foi posto para solucionar problemas em outras pastas, a pedido do governador e Ortega.
Micheletto terá a missão de manter a base unida e forte dentro da Assembleia, pois se espera bastante barulho da oposição ao longo do ano. Será uma tarefa difícil, pois Hussein Bakri tinha conquistado a confiança dos deputados, tanto da base como da oposição. Em especial, tinha o respeito dos deputados mais experientes.
Sabe-se que Micheletto é calmo mesmo diante de crises e talvez seja a qualidade que mais precise para manter o bom relacionamento do governo com a Alep, construído por Bakri.