Pular para o conteúdo
PINHAIS

Dia da Mata Atlântica: Projeto Reflorescer contribui para recuperação ambiental em Pinhais

28/05/2025

Nesta terça-feira, 27 de maio, é o Dia da Mata Atlântica. Em Pinhais há motivos para comemorar: o município está entre os que mais recuperaram mata nativa no Paraná entre 2019 e 2023. O dado consta em um estudo feito pelo Instituto Água e Terra (IAT), do governo estadual, com base nas estatísticas do MapBiomas, iniciativa conduzida por um grupo de universidades, ONGs e empresas de tecnologia.

Segundo o levantamento, Pinhais aumentou a área de mata em 8% no período. Cidades do interior, com vasta área territorial, conseguiram índices maiores, mas Pinhais se destaca por o conseguir o maior nível de regeneração ambiental na Região Metropolitana de Curitiba. Além disso, o desempenho é comemorado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), já que o município é o menor em área territorial do Paraná, com 60,92 quilômetros quadrados.

Mesmo com restrição de área, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Semma, implantou vários projetos que contribuem para a recuperação da mata nativa. Um deles é o Projeto Reflorescer, lançado em 2017 para suprir a necessidade de arborização no município. “Depois expandimos para os parques lineares e fizemos um grande plantio nas beiras de rio. Foi sendo ampliado e, na maioria das vezes, esse plantio era com grupos, para criar aquele sentimento de pertencimento da população”, explica a diretora do Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental, Juliana Zanetti Ribeiro.

Também fazem parte do projeto o plantio nas ruas em que as calçadas foram revitalizadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop). Atualmente, qualquer empresa, escola e demais interessados pode fazer parcerias com a Semma para ações de regeneração ambiental. Pelo Projeto Reflorescer, já foram plantadas 7.968 árvores em Pinhais desde 2017. O recorde foi em 2023, com 1.684 unidades

Pinhais também está entre as 284 das 399 cidades do Paraná com desmatamento ilegal zero da Mata Atlântica em 2024. Esse dado consta do Relatório Anual do Desmatamento (RAD) do MapBiomas e foi divulgado nesta terça-feira (27) pelo governo estadual.

(Foto: Divulgação)

Leia outras notícias no HojePR.