Da Redação
Uma das especulações políticas que pipocaram na imprensa paranaense desde a semana passada foi oficialmente descartada nesta terça-feira (31). O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, confirmou, em entrevista coletiva, que permanecerá no comando da administração municipal e não disputará o governo do Paraná nas eleições deste ano.
Nos últimos dias, o nome do prefeito passou a ser citado em análises e bastidores políticos como possível alternativa dentro do campo governista para a sucessão estadual. A hipótese ganhou espaço após movimentações partidárias e discussões internas sobre a sucessão do governador Ratinho Junior.
Diante da repercussão, Pimentel decidiu encerrar o assunto publicamente. “Foram várias especulações com o meu nome nos últimos dias e eu já esclareci que não passaram de especulações. Fiquei feliz por ser lembrado para disputar o governo do Paraná, mas tenho um compromisso com o povo curitibano. Vou ficar na Prefeitura os quatro anos do meu mandato”, afirmou.
Compromissos de gestão
Segundo o prefeito, a decisão está diretamente ligada aos compromissos assumidos durante a campanha municipal e aos projetos que ainda precisam ser concluídos ao longo da atual gestão. “Tenho muitos compromissos a entregar. Já entregamos muito. Foram obras entregues, programas lançados e ainda temos muitas ações do plano de governo a entregar por completo”, declarou.
A permanência na Prefeitura também reforça a estratégia política de manter estabilidade administrativa na capital, considerada uma das vitrines da gestão estadual.
Aliança com Ratinho Junior
Pimentel reafirmou ainda sua condição de aliado político do governador Ratinho Junior e disse que pretende participar das articulações para a construção da candidatura que representará o grupo político na disputa pelo Palácio Iguaçu.
“Eu como prefeito do PSD sou aliado político do governador Ratinho Junior e vou ajudá-lo na construção do nome para a sua sucessão. Governar o Paraná é uma honra muito grande e nós temos que escolher alguém que tenha preparo, que tenha conhecimento, que conheça de gestão pública, porque o legado que será deixado pelo governador é muito forte”, disse Eduardo.
O prefeito também destacou a parceria entre o governo estadual e a capital paranaense, apontando o volume de investimentos recebidos nos últimos anos. “Curitiba nunca recebeu tanto investimento a fundo perdido do governo do Estado como nos últimos anos. No final da tarde desta terça (31) vamos receber mais R$ 200 milhões para o Hospital e Maternidade do Bairro Novo”, disse.
Nomes para a sucessão estadual
O prefeito confirmou que a chapa do PSD ainda não está fechada e que os nomes de Guto Silva, Alexandre Curi e Rafael Greca seguem no radar do governador Ratinho Junior.
“Eu converso muito com o governador e nós temos nomes como o Guto Silva, Alexandre Curi e Rafael Greca, três personalidades que pontuam bem e que, eu não tenho dúvida, com a participação dos três nós vamos chegar a uma chapa boa, de governador, de vice, de dois senadores. Tem que ter muita responsabilidade nessa hora”, afirmou.
Pimentel disse, ainda, que pretende atuar como um dos articuladores políticos no processo de construção da candidatura governista, enfatizando o ambiente de cooperação entre prefeitos e o governo estadual. “Eu quero ser uma peça para ajudar nessa construção, nessa paz política, e falo também pelos prefeitos que estão unidos com o governo do Estado, porque receberam investimentos recordes nos últimos anos”, concluiu.



