HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

17/05/2024

TEATRO

“O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk” estreia com sucesso em Curitiba

Por Jaine Vergopolem

 

O musical tragicômico “O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk”, com agenda em Curitiba entre 18 a 21 de maio, no palco do Teatro Guairinha, estreou neste sábado (19). Entre calorosos aplausos, que até invadiam a própria sequência da peça, o espetáculo contornou facilmente o imprevisto técnico que impediu o seu primeiro dia de apresentação.

 

Segundo o produtor, Sávio Malheiros, o desejo de criar musicais autenticamente brasileiros é um sonho antigo, mas que só se tornou possível nos últimos anos, resultado da profissionalização do setor fora do eixo Rio-São Paulo e de uma demanda crescente do público por histórias com a cara do Brasil.

 

O espetáculo é uma grande produção com 14 artistas, escrito e dirigido pelo premiado encenador Dimis, a obra é criada em parceria com o maestro e compositor Enzo Veiga, mestre em teatro musical pela New York University, que fez carreiras nos palcos americanos e agora estreia, além do “Fantasma de Friedrich”, o musical “Sparks”, no segmento Off-Broadway, em Nova York. Durante os 150 minutos de espetáculo, o público irá conhecer as 18 canções compostas e arranjadas por Veiga para uma banda punk-rock que irá executar toda a trilha ao vivo.

 

A produtora Bife Seco dá mais um passo para ganhar o público de todo o Brasil, com temporada nos palcos de São Paulo, após a estreia em Curitiba. O espetáculo “O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk”, recebeu uma salva de palmas grandiosa e longa e mostrou que a cidade – e o Brasil – tem público para musicais. “Uma das primeiras coisas que a gente ouviu desse projeto, era que não tinha público para ele em Curitiba, que as pessoas não queriam ver musicais, e agora a gente tá aqui, todo mundo junto”, fala o escritor e diretor, Dimis.

 

 

O musical aborda temas relevantes e urgentes, principalmente, para as novas gerações, como saúde mental, os efeitos nocivos da vida digital e o processo de amadurecimento. Com uma narrativa dividida em duas linhas, a história principal desperta o interesse do público, enquanto uma linha secundária traz críticas e reflexões sobre o uso excessivo das redes sociais e outros temas psicológicos.

 

Uma das reflexões mais interessantes do espetáculo é a busca pelo significado da felicidade. A peça questiona se a morte seria o encontro com a felicidade, onde não existem mais dores terrenas e obrigações. Em uma cena marcante, os personagens proclamam um “continue”, estimulando o público a seguir em frente apesar das adversidades que os cercam diariamente.

 

Em suma, “O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk” mergulha nas sutilezas da Ópera e do Punk, entre um mar de informações e críticas à sociedade contemporânea, trazendo uma abordagem única e impactante, em uma obra que desafia convenções e revela os segredos da alma humana. Se você ainda não teve a oportunidade de conferir essa experiência teatral. Em Curitiba, as apresentações acontecem somente até o dia 21 de maio.

 

Sinopse

Alana é uma jovem melancólica que vive atormentada pelo desaparecimento de sua irmã, depois da garota ter sido levada ao Hospital das Graças, uma clínica para tratamento de saúde mental que acredita na felicidade a qualquer preço. Após forçar sua própria internação no hospital, Alana inicia uma busca por pistas que a levem ao paradeiro da irmã. Junto de Adolfo, seu fiel urso de pelúcia, ela encara o difícil dia a dia dentro da clínica, tendo que aprender a conviver com um grupo de adolescentes insurgentes e encarar a intimidadora equipe de enfermagem. Mas em sua investigação, ela encontra um misterioso livro que libera o fantasma de Friedrich Nietzsche, um filósofo rabugento com crises existenciais. Agora ela precisará seguir as ideias punks do fantasma para vencer os traumas de seu passado e finalmente encontrar o que procura.

 

O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk é um grande musical, criado por Dimis e Enzo Veiga, com 14 artistas em cena, incluindo o multipremiado ator Ranieri Gonzalez, que aborda de maneira sensível temas importantes como saúde mental, amadurecimento e a beleza da vida.

 

 

Serviço:

“O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk!”

Data: De 18 a 21 de maio (Quinta a sábado, às 20h. Domingo, às 19h)

Local: Guairinha – Centro Cultural Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971)

Gênero: Musical / Tragicomédia

Classificação etária: 14 anos

Duração: 150 minutos (com intervalo)

Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)

Link de vendas: https://www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-o-fantasma-de-friedrich-uma-pop-opera-punk.aspx

 

Ficha Técnica:

Direção Geral & Dramaturgia: Dimis.

Direção Musical & Composições Originais: Enzo Veiga.

Letras: Dimis & Enzo Veiga.

Elenco: Ranieri Gonzalez, Sávio Malheiros, Laura Binder, Henrique Augusto, Mo Amaral, Laís Cristina, Emanuel Bill, Amanda Nicolau Schubert, Helen Tormina, Filipe Dassie.

Direção de Movimento: Val Salles.

Desenho & Programação de Luz: Lucas Amado.

Desenho & Operação de Luz: Anry Aider.

Sonorização: Chico Santarosa.

Microfonista: Helena Sofia.

Cenografia: Dimis & Leo Gegembauer.

Cenotecnia: Fabiano Hoffmann.

Figurino & Maquiagem: Leo Gegembauer

Costureira: Sandra Canônico.

Boneco Adolfo: Ateliê Miniart.

Fantoches: Tadica Veiga.

Identidade Visual: Amorim.

Fotos: Gutyerrez.

Assistência de Produção: Mariana S Pinheiro, Vini Heimann.

Produção Executiva: Jac Alber.

Direção de Produção: Sávio Malheiros

Realização: Bife Seco

 

Sobre a Bife Seco

A Bife Seco é uma produtora curitibana, fundada em 2010, que nasceu para contar histórias e encantar o público, pois acredita que só a cultura tem o poder de despertar emoções, ampliar a visão sobre o mundo e aproximar as pessoas. Comemorando 13 anos de sucesso, a Bife soma no currículo mais de 10 produções de destaque, 20 prêmios nacionais, indicação dos principais críticos e jornais, participação nos mais relevantes festivais nacionais e um público de mais de 500 mil espectadores em todas as regiões do Brasil.

 

Em sua trajetória, busca sempre criar obras autorais, com narrativas inovadoras e que tenham uma cara autenticamente brasileira, com destaque para os trabalhos Peça Ruim (2012) e Terrível Incrível Aventura – Um Musical Fabulesco Marítimo! (2016). Em 2021, lançou sua primeira audio série original, País do Futuro 2024, maior e mais complexo podcast de ficção lançado no Brasil que já alcançou a marca de 50 mil ouvintes em 33 países. No ano seguinte, lançou também a série de áudio série Selvageria, indicada pela plataforma Deezer como um dos melhores podcasts de 2022.

 

Atualmente, além da estreia do Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk, a Bife se concentra na pré-produção do espetáculo Humanismo Selvagem – Uma Tragicomédia Karaíba, criado a partir do texto vencedor do Prêmio OUTRAS PALAVRAS 2020, e no desenvolvimento da segunda temporada de País do Futuro.

 

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

z