HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

28/04/2024

NEGÓCIOS

Sem Categoria

Oficina de criação literária e roteiro para HQ abre inscrições gratuitas em Curitiba

 Oficina de criação literária e roteiro para HQ abre inscrições gratuitas em Curitiba

De 20 de abril a 26 de outubro, na Gibiteca, em Curitiba, acontece a oficina Universo Dialógico – da Criação Literária à Adaptação para Quadrinhos. O projeto, que busca explorar os limites entre a escrita criativa e a arte sequencial das histórias em quadrinhos, acontece sob a orientação do escritor, mestre e doutor em Letras pela UFPR, Paulo Sandrini, e roteirista de HQ, mestra e doutora em Letras pela UFPR, Carol Sakura, oferecendo oportunidades para todos os interessados em explorar a intersecção entre literatura e HQ e desenvolver suas habilidades criativas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 18 de março a 10 de abril, pelo link.

 

Segundo Paulo Sandrini, idealizador do projeto, juntamente com Carol Sakura, a oficina pretende desvendar as estratégias de construção ficcional, desde a análise de obras consagradas até a produção autoral, passando pela imersão na arte contemporânea e na rica literatura paranaense. “A oficina representa uma oportunidade para os participantes mergulharem no universo da escrita criativa e da produção de quadrinhos, estimulando a criatividade e o desenvolvimento de habilidades técnicas. A ideia é promover o encontro entre diferentes formas de expressão artística, fomentando o diálogo interdisciplinar e contribuindo para a formação de novos talentos na cena cultural de Curitiba”, explica.

 

Sobre o projeto

Realizado com recursos da Lei Municipal de Apoio e Incentivo à Cultura, o projeto oferece uma oficina com abordagem inclusiva e diversificada, com 24 encontros (que ocorrem semanalmente), cada um com duração de 4 horas, e explora temas que vão desde as teorias da narrativa, intermidialidade, teoria da adaptação, entre outros conceitos fundamentais para a formação de novos autores e roteiristas. “Com uma proposta abrangente e acessível, este projeto representa uma importante iniciativa para fomentar a produção artística e literária em Curitiba, promovendo a formação de novos talentos e o enriquecimento cultural da comunidade. Por meio da integração entre literatura, HQ e outras formas de expressão artística, espera-se contribuir para o desenvolvimento cultural e social da cidade”, afirmam os idealizadores.

 

O projeto também visa atender a profissionais de HQ, educadores e interessados nas diversas formas de expressão artística, contando com o bate-papo de abertura “HQ & Literatura: convergências”, com o quadrinista João Pinheiro, sobre HQ e Literatura, e com dois encontros especiais com escritores e quadrinistas locais, proporcionando um diálogo enriquecedor entre os profissionais consagrados e os participantes da oficina. “Queremos nutrir a sociedade com informações relevantes sobre o universo literário e de HQs. Para isso, contaremos com um bate-papo de abertura com o quadrinista nacionalmente reconhecido, João Pinheiro, com mediação da Carol, que discutirá sobre a intersecção entre HQ e Literatura. Esse evento é aberto ao público e celebra a abertura da oficina”, explica Sandrini.

 

Vagas abertas para a comunidade

Ao todo serão disponibilizadas 28 vagas para a oficina principal, sendo que desse total, três vagas são reservadas às pessoas negras – sendo três para mulheres autodeclaradas -, e 60% para mulheres, garantindo representatividade e incentivando a participação feminina nas artes. Além disso, serão oferecidas três bolsas de incentivo à participação para moradores da periferia, cada uma no valor de 3 mil reais, visando ampliar as oportunidades de acesso à cultura e à formação artística também em áreas de maior vulnerabilidade social.

 

O processo seletivo para as bolsas incluirá etapas de entrevista e apresentação de texto literário, garantindo o engajamento e o comprometimento dos selecionados. “A oficina também desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à cultura e na promoção da diversidade, reservando vagas para mulheres, pessoas negras e residentes de áreas periféricas. Ao oferecer bolsas de incentivo à participação, o projeto visa reduzir barreiras econômicas e sociais, garantindo que talentos emergentes tenham a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos e habilidades no campo da escrita e da produção de HQs”, conta Sandrini

 

Sobre os ministrantes

Carol Sakura (@carol_sakura) é mestra e doutora em Letras pela UFPR. Atua como escritora e roteirista em projetos de animação, quadrinhos e literatura. Roteirista e diretora do curta-metragem “Apneia”, premiado como melhor filme no Festival de Gramado 2019 e finalista no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020. Seu primeiro curta-metragem como roteirista, “Gente Grande”, foi premiado no Green Nation Fest 2012. É autora do livro infantil “Anacleto, o balão” (2015) e do livro de contos “A batida dos dias” (2019), lançado pela Kafka Edições na coleção Geração PR10. Nos quadrinhos, foi roteirista da HQ “O filho mau” (2020), indicada ao HQMix. Desenvolveu roteiro para diversas publicações de quadrinhos como “A incrível casa de Remédios” (2022), “Se meu cão falasse tudo seria poesia” (2016), “Bocas Malditas: Curitiba e suas histórias de gelar o sangue” (2014), para a HQ “Barão do Serro Azul, Herói da Paz”(2021) e “Cidade Sorriso dos mortos-vivos” (2013) entre outras coletâneas. Um dos seus mais recentes trabalhos foi o roteiro adaptado do livro ANACLETO, O BALÃO (2023) para o cinema, onde também divide a direção com Walkir Fernandes.

 

Paulo Sandrini (@paulo_sandrini) é mestre e doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Autor de vários livros, entre eles “O estranho hábito de dormir em pé”, “O Rei era assim”, “Exposição das tripas”, “Osculum obscenum” e “Peixes coloridos de alto-mar”. Participou de coletâneas no Brasil, Argentina, Peru e México (“15 Cuentos brasileños”, “90-00: Cuentos brasileños contemporáneos”, “Contos cruéis – as narrativas mais violentas da literatura brasileira contemporânea”, “Futuro Presente” e “Geração Zero Zero – fricções em rede”, entre outras). Ministra oficinas de criação literária desde 2007. É editor da Kafka Edições e músico compositor no duo Gabardine. Foi premiado nos concursos Paulo Leminski, Luiz Vilela e Outras Palavras.

 

Inscrições

As inscrições para a oficina Universo Dialógico – da Criação Literária à Adaptação para Quadrinhos são gratuitas e podem ser feitas de 18 de março a 10 de abril, pelo formulário no link.

 

Serviço

Oficina Universo Dialógico – da Criação Literária à Adaptação para Quadrinhos
Data: 20 de abril a 26 de outubro – sempre aos sábados
Horário: 13h30min às 17h
Local: Gibiteca
Participação: Gratuita, mediante inscrição
Público: a partir dos 16 anos

Bate-papo de abertura com João Pinheiro
Data: 19 de abril
Horário: 19h30
Local: Gibiteca
Ingressos: Gratuitos

Incentivo:
Instituto Joanir Zonta, Pátio Batel, B.I. Imóveis, Lei de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *