HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

28/04/2024

NEGÓCIOS

Sem Categoria

Tecnologia e sustentabilidade: mulheres na vanguarda da neutralização climática

 Tecnologia e sustentabilidade: mulheres na vanguarda da neutralização climática

Engenheira ambiental e advogada, respectivamente, Clarissa Souza e Camila Balbinot, são sócias da Climate Tech Vankka – empresa que combina ciência, computação e Inteligência Artificial para criar soluções transparentes e confiáveis de neutralização climática, protegendo ativos, investimentos e pessoas -, onde atuam em diferentes frentes na proteção do meio ambiente e na promoção da sustentabilidade. Conheça a história dessas duas profissionais que se destacam pela força feminina, pelo protagonismo nos impactos positivos gerados ao meio ambiente e pelo engajamento no processo de redução das emissões de carbono no Brasil.

 

Com uma carreira empreendedora na área de consultoria, focada no aprimoramento da sustentabilidade em empresas de todo o Brasil, Clarissa atua há 20 anos compartilhando sua expertise na gestão consciente de negócios e na tomada de decisões assertivas que resultam positivamente tanto em negócios, como em ações de potencial sustentável. Sua trajetória conta com passagens importantes em empresas como Seta S.A. Extrativa Tanino de Acácia, BRF, Sadia e Perdigão – onde participou na fusão dos sistemas entre as empresas, desenvolvendo indicadores de performance ambiental -, além de exercer funções na área ambiental corporativa na Turquia, Tailândia, Emirados Árabes e Argentina, participar da fundação da Flos Ambiental, da Plataforma Caqui, e, mais atualmente, da fundação da Vankka.

 

Com anos de expertise em ações e projetos de sustentabilidade, Clarissa é um expoente feminino no setor. “Percebo que grandes empresas, multinacionais ou empresas brasileiras exportadoras já entenderam seu papel fundamental na agenda sobre mudanças climáticas. Essas empresas também assumem sua responsabilidade na autorregulação de seus setores, já que a nossa legislação brasileira ainda está sendo elaborada. Na Vankka trabalhamos junto com nossos clientes na identificação destas oportunidades”, afirma a engenheira.

 

Já a advogada Camila Balbinot, cofundadora da Vannka, é proficiente na implementação de soluções estratégicas para sustentabilidade, ESG e em mecanismos de compensação de carbono, assim como em pesquisa avançada sobre Pagamento por Serviço Ambiental (PSA). Há mais de 9 anos integra o time de advogados na De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados, onde hoje é sócia, estando à frente de casos jurídicos da área que versam sobre Direito Ambiental, Agrário, Regulatório e Florestal.

 

Com anos de atuação no mercado, Camila aponta sobre o papel ativo na promoção de uma cultura organizacional comprometida. “O posicionamento das empresas e lideranças em relação à neutralização climática, desempenha um papel fundamental na construção de um futuro sustentável. Empresas de sucesso estão adotando práticas para um mercado mais consciente e investindo em tecnologias verdes. Líderes empresariais têm a oportunidade de influenciar a agenda climática indo além com abordagens inovadoras para reduzir as pegadas de carbono de suas operações. Ao integrar a sustentabilidade na estratégia empresarial, as organizações mitigam impactos ambientais e fortalecem sua reputação e posição de mercado”, comenta a advogada.

 

Mercado de trabalho

Figuras como Clarissa e Camila têm se destacado pela sua competência e contribuição para o desenvolvimento sustentável, servindo de inspiração e exemplo para outras mulheres que desejam seguir essa carreira. Nesse contexto, Clarissa afirma que o mercado de trabalho ambiental é um dos mais dinâmicos e desafiadores da atualidade, pois exige profissionais qualificados, comprometidos e inovadores. “Me inspiro em todas as mulheres que são independentes, tanto financeiramente quanto emocionalmente, e que confiam na sua capacidade de entregar com qualidade e alegria aquilo que se propõem. Assim como em outros mercados, o setor de sustentabilidade tem espaço para o desenvolvimento profissional de mulheres que pensam o futuro”.

 

Para Camila, perceber a presença de lideranças femininas no cotidiano é transcender feitos grandiosos, manifestando-se em ações que moldam relações diárias e exercem uma influência positiva em seu ambiente. “Participar desse processo é verdadeiramente inspirador, já que cada vez mais as mulheres estão assumindo o comando de suas carreiras e vidas, destacando a importância da equidade nos ambientes corporativos e empresariais para o mundo. No setor de sustentabilidade esse movimento é essencial, a liderança feminina protagoniza uma transformação significativa nas dinâmicas profissionais, que vão muito além de resultados tangíveis, contribuindo para construção de um futuro mais inclusivo e ambientalmente responsável “, destaca.

 

Sobre a Climate Tech Vankka

Clarissa e Camila integram o grupo de associados da Vankka, empresa sediada em Curitiba, que identifica oportunidades relacionadas ao carbono, otimiza ativos e investimentos, orienta decisões informadas nos termos da legislação e apresenta soluções de neutralidade climática. Tudo isso definindo as fontes de emissão e remoção de carbono e aplicando a metodologia Vankka Carbon Score em bancos e cooperativas de crédito, propriedades rurais e cooperativas agroindustriais e empresas e indústrias. Fazendo com que seus clientes desenvolvam resiliência aos riscos climáticos para enfrentar e adaptar-se às variáveis ambientais com eficácia e precisão.

 

Sobre a atuação na Vankka, Camila aponta que para a implementação dos projetos, foi criada uma abordagem fundamentada na ciência e na tecnologia, que garante que os recursos das empresas sejam aplicados de maneira eficaz, maximizando o retorno financeiro e, ao mesmo tempo, minimizando os riscos relacionados à emissão de carbono. “Em um mundo onde a sustentabilidade é fundamental, a Vankka é uma parceira valiosa para empresas que buscam uma gestão financeira eficiente e consciente. Somos facilitadores em questões regulatórias, permitindo que as empresas tomem decisões informadas e estejam em conformidade com as regulamentações, para isso auxiliamos nossos clientes a navegar pelas complexidades legais, garantindo que todas as ações estejam de acordo com as leis que estão em constante mudança”, explica.
Clarissa reforça sobre a importância da Vankka no processo de entendimento das empresas sobre o impacto climático, algo fundamental num mundo que está testemunhando uma transformação significativa, à medida que empresas e governos se comprometem com a neutralização climática e a redução das emissões de carbono. “A Vankka foi fundada para ser um catalisador que transforma desafios climáticos em oportunidades de negócios. Por meio de muitos estudos científicos e contando com a inteligência artificial, buscamos criar soluções transparentes e confiáveis de neutralização climática, que visam proteger ativos, investimentos e, acima de tudo, as pessoas”, finaliza.

 

Sobre a Vankka

Fundada em 2023 pelos sócios Clarissa M. de Souza, Camila F. Balbinot, Alessandro Panasolo e Mauricio Kruger, a Vankka é uma Climate Tech que combina ciência, computação e inteligência artificial para criar soluções transparentes e confiáveis de neutralização climática, protegendo ativos, investimentos e pessoas.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *