HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

02/05/2024

PARANÁ

Paraná

TJ derruba decisão do TCE e autoriza retomada das obras da Ponte de Guaratuba

 TJ derruba decisão do TCE e autoriza retomada das obras da Ponte de Guaratuba

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) aceitou um recurso do Governo do Estado e reverteu a decisão do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) que havia suspendido o contrato para construção da Ponte de Guaratuba, entre Guaratuba e Matinhos, no litoral do estado. A ordem judicial saiu na tarde desta terça-feira (27).

Com a decisão, o Consórcio Nova Ponte, responsável pela obra, pode retomar a obtenção de licença ambiental. A mesma empresa vai elaborar os projetos de engenharia e executar a ponte. O investimento total é de R$ 386.939.000,00.

Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) informou que a obra será retomada nesta quarta-feira (28).

Ao analisar o recurso do Governo do Paraná, o TJ considerou, entre outros argumentos, que o TCE não “pode suspender a celebração de contratos, devendo recomendar a suspensão ao Poder Legislativo”.

A suspensão ocorreu pouco mais de uma semana após a assinatura do contrato pelo governador Ratinho Jr. (PSD), em 5 de dezembro. A Construtora Gaspar S/A, primeira colocada na licitação, acionou o TCE após ser considerada inabilitada pelo DER.

De acordo com o TCE, a empresa foi inabilitada porque a empresa não teria comprovado ter experiência nos serviços licitados, como dizia o edital. Na decisão que suspendeu o contrato, o Tribunal entendeu que a exigência teria “restringido o caráter competitivo” do processo.

(com informações do G1)

Leia outras notícias no HojePR.

1 Comment

  • Tem gente que não fez, não faz e não quer deixar que outros façam…Porque será né????….

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *