HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

28/05/2024

Você sabe qual a diferença entre os tipos de cerveja? Saiba identificar

cervejas

Se engana quem acha que cerveja é tudo igual. Bebida preferida dos brasileiros, a cerveja vai muito além dos rótulos das marcas que encontramos no supermercado. Cervejarias artesanais estão crescendo no país, e não é de hoje que o público está abrindo os olhos para a incontável variedade de sabores e tipos de cerveja. As principais diferenças (além do sabor) estão no preparo: tipos de leveduras, temperaturas de fermentação e nível de torra do malte são alguns dos fatores que caracterizam cada tipo de cerveja. Para simplificar, chamamos o Rodrigo Nogueira, cervejeiro e sócio da Croma Beer, que explicou as particularidades dos principais tipos de cerveja – e deu dicas de como harmonizá-las.

 

Lager

Cerveja mais “popular” aqui no Brasil, a Lager é uma bebida clara e leve, com notas suaves de malte

 

Cerveja mais “popular” aqui no Brasil, a Lager é uma bebida clara e leve, com notas suaves de malte. Possui diversas variações, desde versões suaves e maltadas até sabores mais amargos. Rodrigo apontou que Lagers são ótimas com pratos leves, como saladas, peixes grelhados, frutos do mar e sanduíches. “Elas também combinam bem com petiscos de boteco, como batatas fritas, frango à passarinho e bolinhos de bacalhau”, completa.

 

Ale

As ales muitas vezes têm sabores complexos, o que as tornam ótimas com queijos diversos, especialmente os queijos fortes

 

Segundo Rodrigo, as Ales geralmente são mais complexas em sabor, com variedades que podem ser frutadas, picantes, amargas ou doces. “As ales muitas vezes têm sabores complexos, o que as tornam ótimas com queijos diversos, especialmente os queijos fortes”, destaca o cervejeiro. Sua variedade de sabores equilibra bem com pratos picantes, como comida tailandesa e indiana, e Ales mais doces podem harmonizar com sobremesas.

 

Sour

Tipo de cerveja conhecido por seu sabor ácido e azedo, geralmente com notas frutadas

 

Tipo de cerveja conhecido por seu sabor ácido e azedo, geralmente com notas frutadas. Harmonizam bem com frutos do mar – o caráter ácido combina bem com ostras e ceviches. “Comidas cítricas, como saladas de frutas e pratos com limão, complementam a acidez das sours”, diz Rodrigo. “A complexidade ácida das sours pode realçar os sabores dos queijos azuis”, finaliza.

 

Stout/Porter

Cervejas escuras, com sabores mais intensos de malte torrado, chocolate e café

 

Cervejas escuras, com sabores mais intensos de malte torrado, chocolate e café. Os sabores robustos combinam perfeitamente com carnes grelhadas, e harmonizam bem com sobremesas de chocolate. “Seus sabores de chocolate e café fazem delas uma escolha natural para sobremesas de chocolate e brownies”, complementa Rodrigo.

 

E o chope?

A principal diferença é o método de serviço. O chope nada mais é que cerveja fresca e não pasteurizada, geralmente servida diretamente de barris em temperatura mais baixas

 

Para finalizar, uma perguntinha que pode parecer boba, mas é muito comum: qual a diferença entre cerveja e chope? Rodrigo explica. “A principal diferença é o método de serviço. O chope nada mais é que cerveja fresca e não pasteurizada, geralmente servida diretamente de barris em temperatura mais baixas. Cervejas engarrafadas ou enlatadas geralmente passam por processos de pasteurização, o que pode afetar o sabor e textura”, conclui o cervejeiro.

 

 

>> Leia também: Confira o ranking da melhor cerveja puro malte do mercado

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

z