Pular para o conteúdo
ALEXANDRE-CABECA-COLUNA

Degustação top

28/03/2025
evento vinho

O mercado de vinhos é muito interessante. O Brasil ainda consome pouco vinho se formos comparar com outros países, mas estamos crescendo e evoluindo. Um dos exemplos dessa evolução é a Wine South América, evento que acontece em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul e que é considerado o maior evento do setor da América do Sul. São quase 400 expositores, de 20 países, disputando negócios que podem chegar aos 100 milhões de reais. Esse ano ela vai acontecer entre 6 a 8 de maio.

Provas e degustações em eventos são a melhor maneira de produtores, importadores e distribuidores mostrarem o seu produto para o mercado e para a mídia em geral. A semana que passou ocorreu uma excelente degustação promovida pela Jigger Wines que é comandada pela Flávia Ghignone, André Gomes e o Rafael Ghignone. O evento aconteceu no belo espaço Olaria lá no Parque Barigui. A Elis Cabanilhas, uma especialista em vinhos, organizou parte do evento e a lista de convidados.

Elis Cabanilhas
Elis Cabanilhas e Alexandre Teixeira

Foram vinhos da Espanha, Portugal, Chile, França, Argentina, Uruguai e Itália. Bastante gente da mídia especializada, donos de lojas e restaurantes. Tinha muita coisa boa, bastante oportunidades de bons negócios, principalmente para quem tem comércio, vinhos com ótimo custo benefício e que podem proporcionar um boa rentabilidade para quem for comercializá-lo. O dia quente foi propício para abrir a degustação com os vinhos brancos enquanto os tintos aguardavam abertos o momento exato de serem degustados.

Experimentei muitos brancos bons e um rosé português de excelente custo benefício. Mas o branco que mais me chamou a atenção foi um uruguaio Diego Spinoglio. Um monocasta Chardonnay, uma das minhas uvas preferidas. O meu paladar combina muito com essa uva e por vezes eu me pego preso à ela, mas é o que aconteceu quando o colocaram o vinho na taça e experimentei. É um vinho que não tem contato com madeira mas que passa 14 meses em tanques de inox, na taça ele é amarelo brilhante, com aromas florais e na boca ele é bastante persistente e com toques de pêssego. Um ótimo vinho para o nosso verão.

Já um dos tintos que me chamou a atenção foi o Burdizzo Apassimento da região de Puglia, Itália. Um ótimo tinto que concorreu com um vinho espanhol que na próxima semana eu conto sobre ele. O vinho italiano era um corte de duas uvas, que na taça possui uma cor roxa intensa, com aromas de cereja e na boca os taninos são encorpados e longos. Um vinho que cai muito bem com um queijo de cabra. Parabéns para a Jigger Wines e toda a equipe, o evento estava bastante agradável, com convidados na medida certa, e o local foi uma ótima escolha. Quem venham mais eventos assim.

Dicas de semana

1 – vinho branco Diego Spinoglio. Safra 2023. 100% Chardonnay. Teor Alcoólico 12,4%. Na Jigger Wines por R$ 239,84

diego spinoglio vinho wine

2 – vinho tinto Burdizzo Apassimento. Safra 2022. Blend de 50% Primitivo e 50% Negroamaro. 15% de teor alcoólico. Na Jigger Wines por R$ 108,00

burdizzo vinho

Leia outras colunas do Alexandre Teixeira aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *