Pular para o conteúdo

HojePR

NATAL

Em noite de estreia, espetáculo Catedral de Luz surpreende o público e desperta o significado do Natal

08/12/2024
catedral

A estreia do espetáculo Catedral de Luz no Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024, na noite deste sábado (7), lotou a Catedral Basílica de Curitiba, na Praça Tiradentes, no Centro, já na primeira das três exibições da noite. Em meio a muitas luzes, cores e lindas projeções, combinadas com um repertório representativo do Natal, o espetáculo despertou sensações e surpreendeu o público de todas as idades.

Na abertura da sessão, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, adiantou detalhes do espetáculo. “Vamos ver o mapeamento luminoso dos nervos e detalhes dessa arquitetura singular”, disse, ao lembrar que o início da construção da Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais ocorreu em 1876 e a conclusão da obra em 1893.

Greca agradeceu ao arcebispo José Antônio Peruzzo ao permitir que a experiência sensorial fosse realizada como parte da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 e a comparou a outras igrejas, como as basílicas romanas, a Catedral de Notre-Dame, restaurada após incêndio e reaberta neste sábado (7), em Paris, dentre outras mundo afora.

O maior Natal gratuito

O vice-prefeito e prefeito eleito para o próximo mandato, Eduardo Pimentel, falou da alegria como vice-prefeito por oito anos e agradeceu ao prefeito Rafael Greca. Pimentel destacou os 180 espetáculos do Natal de 2024 e anunciou qual será a expectativa do público para o Natal de 2025. “O maior Natal gratuito do país vai continuar, pelo menos, pelos próximos quatro anos”, declarou. Na ocasião, Eduardo Pimentel desejou um feliz Natal a todos os curitibanos.

A servidora aposentada Rubia Gessiam, o marido dela, Marcos Otaviano, e a sobrinha Beatriz Araújo, foram os primeiros da fila para entrar na sessão das 19h30. “Reservei os ingressos assim que foi aberto no Guia Curitiba. Hoje chegamos às 18h”, disse Rubia. Moradora do Centro, a curitibana contou que gosta do Natal que a cidade proporciona. “Fomos ao Passeio, ao Paço (da Liberdade), andamos pela Rua XV”, contou ela, com grande expectativa pela nova atração de 2024.

De modo confortável, quem desejou pôde assistir a apresentação sentado e isso permitiu estimular, durante o espetáculo, ainda mais os sentidos, seja com a ausência da luz, nas projeções luminosas de grande beleza e nas canções interpretadas primorosamente pela Orquestra e Coro Anima Musicale. A apresentação contou ainda com a participação da soprano curitibana Ornella de Lucca e do violinista Winston Ramalho. O espetáculo emocionou a plateia o tempo todo, encantada com tantas surpresas a cada nova canção.

A atração ficará em cartaz até sexta (13), com quatro sessões diárias até quinta (12/12): às 19h30, 20h45, 22h e 23h. Na sexta-feira (13/12) serão três sessões (não haverá sessão às 23h). Os ingressos podem ser adquiridos pelo Guia Curitiba.

Cada sessão tem capacidade para 600 pessoas. A Prefeitura reforça que, em caso de desistência, é fundamental cancelar a reserva no site para liberar as vagas a outros interessados.

Natal verdadeiro

O arcebispo José Antônio Peruzzo enalteceu o espetáculo inovador realizado na Catedral e comentou sobre as atrações do Natal de Curitiba. “Em todos os eventos, o nome de Jesus Cristo foi recordado. Em tempos desafiadores, o Natal de Jesus está presente em Curitiba. Que seja promessa de paz em casa e fora de casa”, declarou.

Após a exibição, o prefeito Rafael Greca destacou também a beleza das projeções. “A inovação foi capaz de transformar as veneráveis ogivas e volutas da Catedral em pedaços do céu. Até a Capela Sistina apareceu aqui. Eu fiquei muito feliz, meu coração está em festa”, afirmou emocionado.

“Um espetáculo como esse consagra o Natal de Curitiba como o verdadeiro Natal cristão do Brasil”, avaliou. Greca lembrou de Dona Margarita Sansone, primeira-dama de Curitiba, falecida neste ano.

“Quem vier ao espetáculo verá os tetos de Michelangelo, o céu de Fra Angélico, os arabescos das igrejas mais lindas do mundo, mas verá sobremaneira, brilhar aqui na Catedral de Nossa Senhora da Luz, a divina e sublime luz do Natal, a essência do Natal. É o Natal do Menino Jesus”, declarou.

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *